Variedades
Seis anos após acidente, Robinson Shiba retorna ao 'Shark Tank'
Empresário usa inteligência artificial para se comunicar em palestra e anuncia participação no programa após afastamento devido a grave acidente
Robinson Shiba, fundador da franquia China In Box e um dos investidores das primeiras temporadas do programa Shark Tank Brasil, voltou a se apresentar ao público na última sexta-feira, 28, após seis anos afastado da mídia.
Em 2019, Shiba sofreu um grave acidente de moto que resultou em sequelas motoras e na fala, afastando-o de grandes interações públicas e da televisão.
Uso de inteligência artificial para comunicação
Durante uma palestra no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia, Shiba utilizou um dispositivo tecnológico que transforma textos escritos em fala, simulando sua própria voz por meio de inteligência artificial. “Poder estar de volta e aqui falando é de longe uma das melhores sensações da minha vida”, declarou.
Em outro momento do evento, compartilhado em seus stories no Instagram, Shiba agradeceu à equipe, família e amigos, e destacou a filosofia Ubuntu: “Eu sou o que nós somos. Que a gente possa seguir fazendo a diferença na vida das pessoas e deixando elas fazerem nas nossas. Agradeço a todos vocês que permitiram esse momento. Espero ter servido de inspiração. Acreditem em vocês”.
Retorno ao Shark Tank Brasil
Shiba anunciou que fará uma participação especial no próximo episódio do Shark Tank Brasil, previsto para ir ao ar no YouTube na segunda-feira, 1º. Ele integrou o elenco fixo de investidores do programa entre 2016 e 2019.
O que aconteceu com Robinson Shiba
Desde o acidente de moto em 18 de fevereiro de 2019, Shiba enfrentou sérios problemas de saúde, incluindo uma parada cardíaca. Permaneceu afastado das redes sociais por dois anos e três meses, retornando com postagens esporádicas a partir de 2021, quando começou a mostrar parte de sua recuperação.
Segundo relato de sua esposa, Marcia Shiba, ao Uol em setembro de 2021, o empresário ficou em coma induzido durante três meses de internação e passou cerca de um ano e meio em uma clínica de reabilitação antes de voltar para casa. Apesar das limitações na fala, Shiba compreende as conversas e mantém a memória preservada, comunicando-se principalmente por sons, olhares e gestos.
“O longo período de traqueostomia e a falta da fala prejudicaram a ingestão de alimentos. Mas ele pode se comunicar por meio de sons. Ele também não tem nenhum sentido bloqueado. Pode mexer qualquer parte do corpo, mas o acidente proporcionou um traumatismo cranioencefálico muito grave no lado esquerdo, o que comprometeu boa parte de sua coordenação motora”, explicou Marcia Shiba.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais