Variedades
Sally Rooney afirma que pode ser impedida de publicar livros no Reino Unido por apoiar a Palestina
Autora irlandesa teme restrições após governo britânico classificar grupo Palestine Action como organização terrorista; obras podem ficar indisponíveis no país
A escritora irlandesa Sally Rooney declarou que seus livros podem deixar de ser comercializados no Reino Unido devido ao seu apoio ao grupo Palestine Action, classificado recentemente como organização terrorista pelo governo britânico. A informação foi divulgada pelo jornal The Guardian.
"É quase certo que não poderei publicar ou produzir qualquer trabalho novo no Reino Unido enquanto esta proibição estiver em vigor. Se a Palestine Action ainda estiver banida quando o meu próximo livro estiver pronto para ser publicado, esse livro estará disponível para leitores em todo o mundo e em dezenas de idiomas, mas não estará disponível para leitores no Reino Unido, simplesmente porque ninguém terá permissão para publicá-lo (a menos que eu me contente em distribuí-lo de forma gratuita)", afirmou a autora de Pessoas Normais durante uma ação judicial que busca reverter a inclusão do Palestine Action na lista de organizações proibidas.
Rooney acrescentou: "Os meus romances têm sido influentes e populares na Grã-Bretanha, onde estou entre os autores literários mais vendidos da última década. O desaparecimento da minha obra das livrarias representaria uma incursão extrema do Estado no domínio da expressão artística."
Em setembro, a escritora venceu um prêmio literário, mas optou por não viajar ao Reino Unido para receber o troféu, alegando risco de prisão.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais