Variedades
Versão em quadrinhos de “Hoje eu quero voltar sozinho” será lançada pela Seguinte
Com publicação prevista para maio de 2026, a obra tem roteiro de Daniel Ribeiro, diretor do longa-metragem, e ilustrações de Bruno Freire
Dez anos depois de sua aclamada estreia nos cinemas, Hoje eu quero voltar sozinho está de volta, agora em quadrinhos. Com roteiro de Daniel Ribeiro e ilustrações de Bruno Freire, a obra será publicada pela Seguinte, selo jovem do Grupo Companhia das Letras, em maio de 2026. Confira o book-trailer aqui.
A história conquistou fãs pelo Brasil afora ao abordar temas como o amor entre dois garotos, a descoberta da sexualidade, a deficiência visual e várias questões da adolescência de forma natural e delicada, rompendo com estereótipos.
Sinopse
As férias do Leo são sempre assim: nada muito empolgante acontece. Ele passa os dias curtindo a piscina com sua melhor amiga, Giovana, imaginando quando finalmente vão ser protagonistas de alguma aventura. Enquanto ela torce para viver um grande amor, Leo pensa em fazer intercâmbio. Só que, para um adolescente cego, viajar sozinho para outro país parece quase impossível…
Com a volta às aulas, retornam também velhos desafios: a mãe superprotetora, os colegas maldosos, a sensação de não se encaixar em lugar nenhum. Mas dessa vez tem uma novidade — Gabriel, o aluno novo da escola. Entre risadas, passeios de bicicleta e idas ao cinema, Leo sente que, pela primeira vez, está sendo reconhecido por inteiro, para além de suas limitações.
Nesta história doce e sensível que conquistou milhares de fãs nos cinemas, acompanhamos Leo em busca de seu lugar no mundo — e descobrimos com ele que ser amado nada mais é do que ser visto.
DANIEL RIBEIRO é diretor e roteirista formado pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Hoje eu quero voltar sozinho foi seu primeiro longa-metragem e recebeu o prêmio Teddy de melhor filme com temática LGBT no Festival de Berlim (2014).
BRUNO FREIRE nasceu em Salvador e se mudou para São Paulo em 2013, onde se formou em design gráfico. Com seu traço original, explora narrativas cotidianas e traz representatividade LGBTQIAP+ para seus trabalhos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais