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Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena lideram campanha para uso ético da IA

Movimento encabeçado pela UBC e Pró-Música busca garantir remuneração justa e proteção aos criadores diante do avanço da inteligência artificial no setor artístico

18/11/2025
Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena lideram campanha para uso ético da IA
Marina Sena - Foto: Reprodução / Instagram

A União Brasileira de Compositores (UBC) lançou, nesta segunda-feira (18), uma campanha nacional pelo uso ético da inteligência artificial (IA) nas artes e na música. Batizada de Toda criação tem dono. Quem usa, paga, a iniciativa é realizada em parceria com a Pró-Música e defende a remuneração justa aos autores. Entre os apoiadores, destacam-se nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte e Marina Sena.

O movimento propõe pressionar autoridades por um marco regulatório que assegure a proteção da criação humana em ambientes digitais, por meio de um abaixo-assinado. O objetivo é garantir que os direitos dos criadores sejam respeitados em meio ao avanço tecnológico.

De acordo com o site oficial da campanha, "as grandes empresas de tecnologia estão utilizando criações artísticas para treinar modelos de inteligência artificial sem autorização, transparência ou remuneração aos autores e demais titulares de direitos autorais e conexos". A página também traz manifestações dos artistas envolvidos. "Com uma regulamentação justa, criatividade e tecnologia podem caminhar juntas", afirma Marisa Monte.

A campanha ressalta que o principal desafio não está na IA em si, mas no "ponto de tensão" criado quando empresas se apropriam de obras humanas para alimentar sistemas de inteligência artificial sem autorização ou compensação financeira.

A proposta central é garantir que os titulares de direitos autorais e conexos possam autorizar ou vetar o uso de suas obras em treinamentos de IA, assegurando que a tecnologia não se sobreponha ao trabalho criativo de quem produz arte.