Variedades
Cidade italiana inaugura 1º museu da cultura do pop do país
Espaço virou 'santuário' para entusiastas de todas as idades
Acidade de Avigliana, na região do Piemonte, inaugurou o primeiro museu da Itália dedicado à cultura pop.
O espaço, situado às margens do Lago Grande, perto de Turim, é um grande "santuário" para fãs de todas as idades, conduzindo os visitantes por uma viagem através de 50 anos de história.
O museu, criado a partir da paixão do colecionador Italo Allais, reúne uma exposição com milhares de peças que abrangem meio século da cultura pop. Entre os artigos que podem ser vistos de perto pelo público estão discos de vinil, estátuas, pôsteres originais de filmes e quadrinhos raros.
A coleção inclui clássicos como Indiana Jones e Super-Homem, além de nomes mais atuais dos universos dos mangás e dos videogames, como Monkey D. Luffy, protagonista da franquia One Piece, e Ryu e Chun-Li, do jogo Street Fighter.
A associação Multiversi Fantastici, responsável pela criação do museu piemontês, afirmou que o objetivo do espaço é transformá-lo em um "verdadeiro caldeirão cultural", com uma ampla programação de atividades voltadas à promoção e à disseminação da cultura pop em suas múltiplas facetas.
A programação inclui encontros com autores de quadrinhos, roteiristas e romancistas, debates com dubladores profissionais e prévias de novos projetos. Para os apaixonados por videogames, o museu também contará com uma mostra dedicada às máquinas de arcade originais que marcaram a história de um mercado em constante evolução e crescimento.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar
-
5EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais