Variedades

Gabriela Duarte explica por que decidiu não atuar mais ao lado da mãe, Regina Duarte

Atriz relata desgaste profissional e pessoal após anos contracenando com Regina Duarte e fala sobre os desafios de construir uma identidade própria na carreira.

14/11/2025
Gabriela Duarte explica por que decidiu não atuar mais ao lado da mãe, Regina Duarte
- Foto: Reprodução

Gabriela Duarte revelou, em entrevista à atriz Maria Ribeiro para o canal Universa, os motivos que levaram a se afastar profissionalmente da mãe, Regina Duarte . Ao longo dos anos, as duas interpretaram mãe e filha em diversas produções, como na novela Por Amor , de Manoel Carlos, exibida em 1997.

“Comecei nova, mas quando me dei conta já era quase tarde demais, porque a gente já estava muito junto e misturada”, afirmou Gabriela, destacando que, sem perceber, elas tinham formado uma espécie de dupla artística.

Definindo-se como uma pessoa de personalidade “fortíssima”, Gabriela explicou que o incômodo com a associação constante à mãe motivou sua decisão de buscar caminhos próprios. "Quando eu comecei a entender que a gente já não tinha mais para onde ir que não pareciasse uma coisa muito forçada, falei: 'Chega'", contornou.

A atriz percebeu que a escolha não foi simples, principalmente para Regina, que chegou a alertá-la sobre um possível arrependimento futuro. Gabriela também relatou que parte do público reagiu qualidades ao seu afastamento: “As pessoas odiaram, claramente odiaram”, disse.

Em entrevista ao Estadão em março deste ano, Gabriela comentou sobre a dificuldade do público em enxergá-la separadamente da mãe. “Fico impressionada que saiu daquela barriga há 50 anos e ainda preciso provar que tenho meu próprio CPF”, brincou. “Todo mundo tende a achar que somos a mesma pessoa, temos posturas iguais e parece impossível pensarmos de jeitos diferentes”, acrescentou.

No documentário As Helenas de Manoel Carlos , dirigido por Júlia Almeida, Gabriela também falou sobre a convivência intensa com Regina nos bastidores de Por Amor . “A gente convivia muito e a gente brigava. A gente tinha uns quebra-paus às vezes, mas tudo se resolveu”, lembrou.

Apesar das divergências, Gabriela ressaltou o lado positivo da parceria. "É confortável você contracenar com uma pessoa com quem você tem tanta cumplicidade. É muito bom", concluiu.