Variedades

Você Bem Melhor traz o relato de diagnóstico clínico de crises de fadiga

Vera Jardim 07/11/2025
Você Bem Melhor traz o relato de diagnóstico clínico de crises de fadiga
- Foto: Cleyson Martins / TV Aparecida

No "Você Bem Melhor" de sábado (8/11), às 16h, Dr. Rodrigo Rangel recebe a endocrinologista e metabologista, Dra. Drielle Pavanitto. No programa da TV Aparecida, a médica vai avaliar o caso clínico de Thiago Braz, filho de Tatiane Braz. O relato será de um problema de difícil diagnóstico que acompanhou o menino por muito tempo, desde que ele tinha quatro anos de idade, levando-o a várias idas ao pronto socorro.


Thiago começou a apresentar fraquezas aos quatro anos. Ele corria, brincava e, de repente, dizia à mãe que estava passando mal. Quando isso acontecia, era levado por Tatiane ao pronto atendimento, onde ele recebia soro com vitaminas, pois já estava desidratado.


Nas consultas com os pediatras, a mãe sempre mencionava essas fraquezas repentinas de Thiago, as quais vinham acompanhadas de fortes dores de cabeça. Os médicos pediam exames simples, mas fora das crises, os resultados vinham normais e eles diziam que Thiago não tinha nada.


Os anos foram passando e, aos 13 anos, Thiago teve dengue. Ele ficou internado por uma semana, recebendo medicação oral, sem acesso venoso, e teve alta. Mas uma vez os especialistas que o acompanhavam disseram que o comportamento dele era apenas uma forma de chamar a atenção da mãe por causa do autismo.


Mas as dores do menino continuaram, agora, nas pernas. Mesmo após vários exames, os médicos insistiam que Thiago não tinha nada e davam alta. Porém, em casa, as dores voltavam. O menino precisava ser levado com frequência ao hospital, onde tomava medicação e melhorava momentaneamente. Assim que o efeito passava, as dores retornavam, acompanhadas de fadiga muscular e dificuldade para andar. Em alguns momentos era preciso usar cadeira de rodas no hospital, pois Thiago não conseguia ficar de pé.


Diante do estado do filho e das constantes queixas, além das muitas consultas sem um diagnóstico conclusivo, Tatiane buscou atendimento particular e, por meio de arrecadação, conseguiu submeter Thiago aos exames necessários para chegar, finalmente, à identificação de sua doença. "Você Bem Melhor", sábado, às 16h