Variedades

Morre Diane Ladd, atriz indicada ao Oscar e mãe de Laura Dern, aos 89 anos

03/11/2025
Morre Diane Ladd, atriz indicada ao Oscar e mãe de Laura Dern, aos 89 anos
- Foto: Reprodução

Diane Ladd, reconhecida por sua trajetória marcante no cinema e por ser mãe da também atriz Laura Dern, faleceu nesta segunda-feira (3) em sua residência na Califórnia. Ao longo de sua carreira, foi indicada três vezes ao Oscar e deixou um legado artístico e familiar.

Diane Ladd, três vezes indicada ao Oscar e mãe da atriz Laura Dern, morreu nesta segunda-feira, 3, em sua casa em Ojai, na Califórnia. A morte foi confirmada por Laura Dern, que compartilhou um comunicado oficial ao Hollywood Reporter.

"Minha incrível heroína e grande presente de mãe, Diane Ladd, morreu comigo ao seu lado nesta manhã, em sua casa em Ojai, Califórnia. Ela foi a melhor filha, mãe, avó, atriz e artista e um espírito empático que aparentemente apenas sonhos poderiam ter criado", escreveu Dern. "Fomos abençoados por tê-la. Ela está voando com os anjos agora."

Nascida em 29 de novembro de 1935, no estado do Mississipi, Diane Ladd era filha da também atriz Mary Bernadette Ladner e iniciou sua carreira artística ainda jovem.

Durante as décadas de 1950 e 1960, atuou em séries como Perry Mason, Cidade Nua e Mr. Novak. Em 1966, estreou no cinema com Os Anjos Selvagens, contracenando com o então marido, Bruce Dern.

O casal teve duas filhas: Laura e Diane, esta última falecida tragicamente em um acidente na piscina aos 18 meses. Em entrevistas, Ladd revelou que o luto pela filha contribuiu para o fim do casamento com Dern em 1969.

A primeira indicação ao Oscar veio em 1975, por Alice Não Mora Mais Aqui, de Martin Scorsese. Em 1991, foi novamente indicada por Coração Selvagem, de David Lynch, seu primeiro filme ao lado de Laura Dern. No ano seguinte, mãe e filha concorreram juntas ao Oscar por As Noites de Rose: Dern como Melhor Atriz e Ladd como Melhor Atriz Coadjuvante.

Além de sua carreira no cinema, Ladd também se destacou como escritora, com três livros publicados: Spiraling Through the School of Life: A Mental, Physical and Spiritual Discovery (2006), A Bad Afternoon for a Piece of Cake (2016) e Honey, Baby, Mine: A Mother and Daughter Talk Life, Death, Love (and Banana Pudding), este último coescrito com Laura Dern e inspirado em conversas entre mãe e filha.

Após o casamento com Bruce Dern, Ladd foi casada com William A. Shea, Jr. (1969-1976) e com Robert Charles Hunter, com quem viveu de 1999 até a morte dele, em julho de 2025.