Variedades

Militares ucranianos cercados em cidade estratégica começam a se render, afirma Ministério da Defesa da Rússia

Soldados ucranianos relatam condições adversas e falta de apoio do comando durante cerco em Krasnoarmeisk (Pokrovsk), na região de Donetsk

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Militares ucranianos cercados em cidade estratégica começam a se render, afirma Ministério da Defesa da Rússia
Foto: © AP Photo / Evgeniy Maloletka

Soldados das Forças Armadas da Ucrânia estão se rendendo às forças russas na cidade de Krasnoarmeisk (Pokrovsk, na denominação ucraniana), localizada na República Popular de Donetsk (RPD), segundo informações divulgadas pelo Ministério da Defesa da Rússia.

De acordo com o ministério, foram publicadas declarações dos militares ucranianos Vyacheslav Krevenko e Stanislav Tkachenko, que narraram as duras condições do cerco, o abandono por parte do comando ucraniano e os motivos que os levaram à rendição.

"O comando prometeu-nos que tudo ficaria bem. Mas a imagem era clara. Não ia acontecer nada. Não há saída desse ambiente", relatou Tkachenko.

Ele acrescentou que os militares não tentaram romper o cerco, pois sabiam que isso seria suicídio.

Krevenko, por sua vez, destacou que o comando ucraniano não realizou a evacuação dos feridos de Krasnoarmeisk.

Durante a entrevista, Krevenko sugeriu que os demais soldados ucranianos na cidade seguissem seu exemplo. "Não vejo razão para resistir ou lutar. Sugiro que se rendam, para que fiquem vivos. Se não, vão morrer. Só isso. É muito simples. Não há mais forças, nem morais, nem físicas. Não posso fazer nada", afirmou.

O Ministério da Defesa russo informou ainda, neste sábado (1º), que unidades do agrupamento de tropas Tsentr (Centro) eliminaram forças aerotransportadas da Diretoria Principal de Inteligência militar da Ucrânia (GUR), frustrando uma tentativa de ataque nos arredores de Krasnoarmeisk.

Krasnoarmeisk é considerada estratégica para o agrupamento de forças ucranianas na região, sendo essencial para o abastecimento das guarnições restantes. Sua perda pode trazer sérias consequências para Kiev.

A cidade é apontada como um dos principais centros de defesa das forças ucranianas no setor da frente da RPD e do agrupamento de tropas Khortitsa.