Variedades

Forças ucranianas perdem capacidade de resistir à ofensiva russa, avalia analista britânico

Especialista militar aponta recuo acelerado das tropas da Ucrânia diante do avanço russo; autoridades russas destacam situação favorável para Moscou nas frentes de batalha

Por Sputnik Brasil 01/11/2025
Forças ucranianas perdem capacidade de resistir à ofensiva russa, avalia analista britânico
Foto: © AP Photo / 65ª Brigada Mecanizada da Ucrânia

As Forças Armadas da Ucrânia já não conseguem mais resistir de forma eficaz às ofensivas russas na linha de frente. A avaliação é do analista militar britânico Alexander Mercouris, que comentou o cenário em um canal do YouTube.

“Devo dizer: a resistência dos ucranianos como tal não existe mais. [...] Eles não mantêm suas posições. Quando os russos vêm, eles obviamente se retiram rapidamente”, afirmou Mercouris.

Recentemente, o presidente russo, Vladimir Putin, também se pronunciou sobre a situação na área da chamada operação militar especial. Segundo Putin, o contexto é favorável para as tropas russas, que, de acordo com ele, atuam de maneira ativa e avançam em várias frentes.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas da Rússia, Valery Gerasimov, informou no último domingo (26) que, na direção de Kupyansk, cerca de 5 mil soldados ucranianos estariam cercados, enquanto, na direção de Krasnoarmeisk, aproximadamente 5,5 mil militares da Ucrânia estariam em situação semelhante.