Variedades
Duo Repercuti revela as diversas camadas da percussão em “O Som das Baquetas” no Sesc Santo Amaro
Show integra projeto de circulação, que tem apoio do Funcultura, e será levado também a Sergipe e ao Ceará. Apresentação é aberta ao público
Primeiro duo de percussão erudita formado no Nordeste, o Repercuti oferece ao público recifense nova oportunidade de assistir ao espetáculo “O Som das Baquetas”, inspirado no seu primeiro disco, lançado em 2021. Depois de duas apresentações recentes no Teatro do Parque e no Centro Cultural de Igarassu, os instrumentistas Emerson Rodrigues e Emerson Coelho retornam ao palco do Teatro Marco Camarotti, do Sesc Santo Amaro, para concerto único, nesta sexta-feira, 31 de outubro, às 19h.
Com apoio do Funcultura, via Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundarpe, os percussionistas surpreendem a plateia executando obras autorais e de compositores pernambucanos com instrumentos menos conhecidos do grande público. Nesta intensa e curiosa viagem musical, entram em cena, por exemplo, a marimba e o vibrafone, típicos das orquestras eruditas, em momentos solo ou tocados em conjunto com outros aparelhos.
“O Som das Baquetas” é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvido pelo duo de músicos pernambucanos ao longo dos últimos cinco anos, em conjunto com diversos parceiros criadores nordestinos, entre instrumentistas, arranjadores e compositores, a exemplo de Henrique Albino, Beto Ortiz, Laís Senna e Amaro Freitas.
“O Repercuti é o resultado de todas as experiências pelas quais passamos individualmente e, também, em parceria, tocando em diferentes orquestras. Isso tudo somado à matriz da música afrobrasileira, ao toque de terreiro, ao batuque, que também está presente na gente”, comenta Emerson Rodrigues.
O projeto de circulação do Repercuti já contemplou a capital baiana, Salvador, onde o duo tocou no Festival de Percussão 2 de Julho, em 2024, além do Recife, com show no Teatro do Parque em setembro deste ano, e do Centro Cultural de Igarassu, no início de outubro. Nesta sexta-feira, o projeto contará com show de abertura de Nino Alves.
“Estamos muito animados com essa possibilidade de passar por vários Estados do Nordeste, mantendo uma regularidade de shows e levando nosso som para um público cada vez maior. Isso nos dá gás para investigarmos, experimentar ainda mais”, ressalta Emerson Coelho.
ORIGEM - Movidos pelo desejo de refletir sobre a prática artística no universo percussivo, o Repercuti nasceu do encontro entre dois bacharéis do Curso de Percussão Erudita da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Sendo o primeiro duo de percussão criado em Pernambuco e o único em atividade atualmente, a dupla formada pelos jovens Emerson Coelho e (José) Emerson Rodrigues vem se debruçando sobre o estudo de obras instrumentais para dois percussionistas, interpretando, difundindo repertórios autorais e experimentando sonoridades que proponham diálogos entre a percussão sinfônica e a percussão popular.
O Duo Repercuti busca decolonizar a visão sobre os instrumentos de percussão de teclas (marimba e vibrafone), que mesmo tendo origem no balafom africano, foram incorporados a um tradicional repertório erudito europeu, mas agora tocam também um repertório popular de compositores pernambucanos, com destaque para o universo da cultura afrobrasileira.
Serviço:
Duo Repercuti apresenta “O Som das Baquetas”
Quando: 31/10 (sexta-feira), às 19h. Entrada gratuita.
Onde: Teatro Marcos Camarotti, Sesc Santo Amaro (Rua 13 de Maio, 455, Santo Amaro, Recife)
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas