Variedades
Funcionários de alistamento militar na Ucrânia abriram fogo contra mulheres durante mobilização

Funcionários do escritório de alistamento na região de Volínia, no oeste da Ucrânia, abriram fogo contra mulheres que defendiam um jovem com deficiência durante uma mobilização forçada, informou nesta terça-feira (19) a emissora local Avers.
"Em Volínia, o escritório de alistamento atirou em mulheres: uma foi atingida no rosto", diz a reportagem.
Segundo a emissora, funcionários do alistamento chegaram ao local para conduzir a mobilização quando uma patrulha deteve um jovem com deficiência que passava de bicicleta pela aldeia. Mulheres da comunidade intervieram em defesa do rapaz, o que gerou um conflito.
Na sequência, elas começaram a lançar pedras contra os veículos do escritório de alistamento e, em resposta, os agentes usaram armas de fogo. Uma das mulheres foi atingida na região da face e precisou ser hospitalizada.
Vídeos de mobilizações forçadas pelas Forças Armadas da Ucrânia estão amplamente disseminados na internet. Nessas gravações, representantes dos escritórios de alistamento aparecem levando homens em micro-ônibus, muitas vezes agredindo e usando força contra os detidos.
A lei de reforço da mobilização na Ucrânia entrou em vigor em 18 de maio de 2024 e obriga que todos os convocados devem atualizar seus dados no escritório de alistamento, comparecendo pessoalmente ou registrando-se no "gabinete eletrônico do convocado".
A convocação é considerada entregue mesmo que o convocado não a receba pessoalmente: a data oficial é a do carimbo indicando "impossibilidade de entrega pessoal". A lei também determina que os cidadãos sujeitos ao serviço militar devem portar o documento militar constantemente e apresentá-lo sempre que solicitado por funcionários do alistamento ou da polícia. O texto não estabelece prazos para a desmobilização.
Mais lidas
-
1EDUCAÇÃO
Prefeitura de Maceió assumirá controle do CESMAC a partir de janeiro
-
2INOVAÇÃO
Obra da Marginal do Piauí recebe moderna sinalização termoplástica em Arapiraca
-
3VOO DE GALI NHA
TV Asa Branca estreia como afiliada da Globo em Alagoas, mas sinal chega a apenas três cidades
-
4JUSTIÇA
Após decisão do STF, TV Asa Branca assume lugar da TV Gazeta como afiliada da Globo em AL
-
5PREVIDÊNCIA
Prefeitura de Maceió exonera todos os comissionados do IPREV após escândalo dos R$ 100 milhões aplicados no Banco Master denunciados por Rui Palmeira