Variedades
A Manchúria e a rendição japonesa para a União Soviética
Além de ter derrubado o Terceiro Reich, ao tomá-lo em Berlim em 1945, durante a Grande Guerra Patriótica — como a Segunda Guerra Mundial é conhecida na Rússia —, a União Soviética também foi determinante para derrotar o Japão, que à época era integrante do chamado Eixo do Mal, junto com a Itália fascista e a Alemanha nazista.
A Operação Tempestade de Agosto foi de vital importância para derrotar os japoneses na Manchúria. Quais as táticas utilizadas pelos soviéticos no teatro de operação na Ásia após vencer as tropas nazifascistas nos campos de batalhas europeus? Por que a queda do Império japonês se sucedeu após 9 de maio, data mundialmente conhecida como o Dia da Vitória?
Para falar sobre o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam Valdir Bezerra, mestre em relações internacionais pela Universidade Estatal de São Petersburgo, membro do Grupo de Estudos sobre os BRICS (GEBRICS) e organizador do livro "80 anos da vitória na Grande Guerra Patriótica: memória, reconstrução e perspectivas". Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias