Variedades
O Último Azul, filme inédito, abre nesta sexta o Festival de Gramado
A abertura do tapete vermelho do mais antigo festival de cinema em atividade no Brasil, o Festival de Gramado, acontece nesta sexta-feira, na cidade da Serra Gaúcha.


Durante 10 dias de programação, até o dia 23 de agosto, a edição de número 53 do Festival vai exibir curtas e longas-metragens inéditos
Este ano, os 74 filmes selecionados apresentam um panorama abrangente do audiovisual brasileiro, ibero-americano e gaúcho, unindo nomes conhecidos a novos promissores.
A cerimônia de abertura oficial do Festival terá a exibição do longa “O Último Azul”, do diretor pernambucano Gabriel Mascaro. Inédito no Brasil, o longa levou o Urso de Prata no Festival de Berlim deste ano.
Marcos Santuario, um dos curadores do Festival, explica que seis filmes inéditos vão competir pelo Troféu Kikito na principal mostra de longas-metragens brasileiros.
A equipe da curadoria escolheu, entre 300 filmes, aqueles que trazem diversidade de narrativas e origens, destaca Marcos Santuário.
Este ano, a atriz paraibana Marcélia Cartaxo será homenageada com o Troféu Oscarito e o ator Rodrigo Santoro vai receber o Kikito de Cristal, que celebra carreiras internacionais.
A entrega dos Kikitos aos vencedores das mostras acontece no último dia do Festival. A programação completa o ouvinte confere no site http://festivaldecinemadegramado.com.
1:59
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias