Variedades
Como foi a Cúpula do BRICS no Rio de Janeiro?
Durante dois dias, domingo e segunda-feira, o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM Rio) reuniu as lideranças do BRICS, sediando a 17ª cúpula do grupo.
O lema da presidência brasileira foi "Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança Mais Inclusiva e Sustentável", e os temas de destaque foram a necessidade de reforma do Conselho de Segurança das Nações Unidas (CSNU), bem como a importância do multilateralismo e do respeito à soberania de cada país. De que maneira os resultados dessa cúpula impactam o cenário internacional? O que esperar da próxima presidência pro tempore do BRICS?
Para comentar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho convidam a jornalista e professora de política internacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Beatriz Bissio; Thaís Araripe, mestre em estudos estratégicos internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), doutoranda em economia do desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Economia da UFRGS e integrante do Núcleo de Estudos do BRICS (NEBRICS); e Marco Fernandes, membro do Conselho Civil Popular dos BRICS e editor do Wenhua Zongheng Internacional. Agora disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM, às 21h00.
Por Sputinik Brasil
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido