Variedades
Quadrilhas mostram criatividade e tradição nas festas juninas
Baixar
Da Bahia ao Maranhão, não tem como falar do mês mais querido dos nordestinos sem mencionar as quadrilhas juninas. Símbolos da força criativa e da tradição, os espetáculos unem raízes e inovações para contar histórias e festejar Santo Antônio, São João e São Pedro.


As apresentações das quadrilhas nordestinas duram de 25 a 30 minutos. Entre integrantes e corpo de baile, algumas chegam a ter 200 componentes. Este ano, nas programações dos arraiais, as apresentações lotam a agenda de junho com muito xote, baião, xaxado, ciranda, coco e até cavalo-marinho.
A pernambucana Marília Oliveira é quadrilheira desde os seis anos. Na Raio de Sol, quadrilha de Olinda onde dança há mais de uma década, ela fala da emoção que é dançar, cantar e contar um enredo sobre São João menino.
Também faltam são nomes criativos para os grupos de quadrilha: Unidos do Arrasta Pé, Penerou Xerém, Raio da Silibrina.
O sergipano Gustavo Florêncio este ano está à frente da direção artística da quadrilha Xodó da Vila. Ele explica que os grupos têm passado por uma modernização, que inclui renovação nos figurinos, repertórios e temas das apresentações.
Até o fim de junho, as principais festas da Paraíba, de Pernambuco, de Sergipe e da Bahia terão festivais e apresentações de quadrilhas juninas, que permanecem espalhando magia e tradição pelos arraiais do Nordeste.
Cultura Alguns grupos chegam a ter 200 componentes São Paulo 07/06/2025 - 11:03 Bianca Paiva / Raíssa Saraiva Joana Côrtes - Repórter da Rádio Nacional Arraiá Brasil Festa Junina São João Nordeste sábado, 7 Junho, 2025 - 11:03 2:04
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec