Variedades
União Europeia iniciou uma guerra contra a Rússia mas perdeu-a, diz premiê húngaro
A União Europeia (UE) iniciou uma guerra por procuração na Ucrânia contra a Rússia, mas perdeu-a, declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán.
"O maior problema deles [os países da UE] é que eles perderam a guerra. Eles começaram uma guerra na Ucrânia contra a Rússia, a Rússia começou uma guerra contra a Ucrânia, que eles usaram para lutar contra os russos e eles perderam-na. Então hoje, pela primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial, há uma situação em que os países europeus estão perdendo a guerra", disse Orbán em um discurso na cidade de Rackeve, que foi transmitido nas redes sociais.
O premiê húngaro especificou que esta é uma guerra por procuração, que "consiste no facto de eu não ir lá, mas exerço influência sobre as partes em conflito, e as partes em conflito estão a lutar por mim".
"Eles [a UE] financiam a guerra, treinam soldados, dão alvos detalhados, geram um sistema de direcionamento de alvos, coletam informações via satélite para os ucranianos, estão até o pescoço nela [na guerra]. É uma guerra deles. E ela traz grandes riscos, sem mencionar que um lado da guerra é uma potência nuclear", observou Orbán.
Anteriormente, o primeiro-ministro húngaro disse que, na cúpula da UE, ele leu nos olhos dos líderes europeus o reconhecimento de que a Ucrânia perdeu no conflito.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso