Variedades
Catálago oferece conhecimento da história dos povos indígenas
Baixar
A Biblioteca Nacional lançou uma ferramenta para auxiliar no conhecimento da história dos povos indígenas. É um catálogo temático com acesso gratuito a milhares de documentos registrando a presença dos povos na formação do Brasil, desde o século 16 ao 19. O conjunto, que traz ampla variedade de temas, faz parte do projeto Resgate Barão de Rio Branco, com o objetivo de catalogar e reproduzir a documentação histórica manuscrita referente ao Brasil, do período anterior à Independência.


Luciano Figueiredo, coordenador do projeto, destaca a importância da iniciativa.
“Ele traz o maior acervo de originais já organizado sobre a questão indígena na história do Brasil. Importante que a gente diga, que os originais estão no Arquivo Histórico Ultramarino de Lisboa e a Biblioteca Nacional, através do Projeto Resgate, oferece a imagem desses documentos, digitalizados naturalmente, e organizados, para que os usuários consultem de maneira gratuita no site”.
O especialista dá mais detalhes sobre o conteúdo exposto.
“O catálogo oferece um pouco, deixa a vista, as raízes da memória, das lutas, das resistências, das opressões, das maneiras desses grupos se afirmarem desde o período do contato inicial no século 16 até o período de conquista, de avanços sobre as terras, a incorporação desses grupos às populações coloniais”.
Segundo o coordenador, a pesquisa também pode ser feita a partir das diferentes nações indígenas do Brasil Colônia e as designações que elas recebiam.
Cultura Biblioteca Nacional lança ferramenta para acesso ao acervo Rio de Janeiro 28/04/2025 - 15:24 Fábio Cardoso / Liliane Farias Carolina Pessôa - Repórter da Rádio Nacional Indígenas segunda-feira, 28 Abril, 2025 - 15:24 1:43
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"