Variedades
Novos bens são tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro
Baixar
Novos bens são tombados como Patrimônio Cultural Brasileiro. São eles: as Freguesias Luso-Brasileiras na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina; a Estação Ferroviária do Brum, em Recife, em Pernambuco; e o Kene Kuĩ, um conjunto de saberes e técnicas envolvidos na produção dos grafismos do povo indígena Huni Kuĩ, que vive no estado do Acre e no sul do Amazonas.


A decisão foi do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, que esteve reunido, nesta semana, na sede do Iphan, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
O Conselho também revalidou o título de Patrimônio Cultural do Brasil concedido ao Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi do Maranhão; à Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis, em Goiás; à Festa de Sant’Ana de Caicó, no Rio Grande do Norte; e às Matrizes do Samba no Rio de Janeiro: partido alto, samba de terreiro e samba-enredo.
Outro item da pauta foi a análise do pedido de impugnação do tombamento do Forte Araçatuba, em Florianópolis, Santa Catarina, considerado a última peça do sistema defensivo projetado e construído pelo Brigadeiro José da Silva Pais. Seu tombamento foi aprovado pelo Conselho em 1978 e homologado em 1980. Os integrantes do Conselho decidiram manter o tombamento.
*Com locução de José Carlos Andrade
Cultura A decisão foi do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural Brasília 27/03/2025 - 12:43 Sâmia Mendes / Liliane Farias Sâmia Mendes - Rádio Nacional Iphan Patrimônio Cultural quinta-feira, 27 Março, 2025 - 12:43 1:23
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha