Variedades
Morre Zé do Mestre, um dos maiores artistas do artesanato em couro
Baixar
O artesão e vaqueiro José Luiz Barbosa, conhecido como Zé do Mestre, faleceu nesta segunda-feira (24/3) aos 92 anos no Recife. Natural de Salgueiro, no sertão de Pernambuco, Zé do Mestre, que também era poeta e aboiador, morreu em decorrência de complicações de saúde relacionadas à idade avançada.


Zé do Mestre era uma das maiores figuras do artesanato em couro do Brasil, sendo um dos principais responsáveis pela preservação e valorização da arte de confeccionar roupas e acessórios típicos do vaqueiro sertanejo. Ele aprendeu a profissão com seu pai, Luiz Eugênio Barbosa, o Mestre Luiz. Foi o único dos 15 filhos que herdou o talento para cortar e moldar o couro. Durante a vida, Zé do Mestre se dedicou à produção das 27 peças que compõem o vestuário tradicional do vaqueiro, como gibão, guarda-peito, perneiras, luvas, arreios e chicote.
Seu trabalho não se limitou à sua terra natal. Ele conseguiu levar sua arte a um público muito além das fronteiras do sertão, criando peças para personalidades, como o rei do baião, Luiz Gonzaga, para o papa João Paulo II e para vários governadores e sertanejos. O corpo do mestre artesão foi levado do Recife para Salgueiro, e o velório acontece às 16h da tarde desta terça-feira (25/3).
Cultura Ele preservou a arte de confeccionar roupas e acessórios sertanejos. Recife 25/03/2025 - 11:45 Renato Lima / Rilton Pimentel Dyogo Bastos – Repórter da Empresa Pernambuco de Comunicação José Luiz Barbosa Zé do Mestre artesanato em couro terça-feira, 25 Março, 2025 - 11:45 1:28
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha