Variedades

Oscar 2024: confira os indicados a melhor filme e um ranking de favoritos ao prêmio

Ranking tem como base uma média da crítica, da aprovação popular e também quantidade de vitórias recebidos em outras premiações

Agência O Globo - EXTRA 10/03/2024
Oscar 2024: confira os indicados a melhor filme e um ranking de favoritos ao prêmio
Confira os indicados a melhor filme e um ranking de favoritos ao prêmio - Foto: Reprodução / internet

Neste domingo (10), o Oscar vai premiar os destaques do universo cinematográfico na edição de 2024. O público poderá conhecer qual o melhor ator e atriz do ano, a melhor trilha sonora, melhor diretor, fotografia, dentre outras categorias. Uma das mais importantes da noite é a de melhor filme, em que 10 produções concorrem.

Quem concorre? Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2024

Veja o top 10: Quem são as famosas do Brasil mais seguidas no Instagram?

Quem deve ganhar a categoria de melhor filme do Oscar 2024? As apostas são muitas, mas é possível ter uma ideia dos favoritos em relação a outras vitórias já alcançadas pelas produções, em premiações anteriores, por exemplo, bem como notas dadas pela crítica especializada.

O site especializado Rotten Tomatoes, por exemplo, reúne críticas e avaliações da audiência, calculando uma média para cada uma dessas categorias. Confira um ranking com as notas recebidas por cada um dos indicados a melhor filme.

Popstar: Saiba como será o show de Madonna, da turnê 'Celebration Tour', na Praia de Copacabana

"Os rejeitados" - 97%

Dirigida por Alexander Payne, a trama acompanha a trajetória de um professor rabugento de uma escola, forçado a ficar no local para cuidar dos alunos que não têm para onde ir no Natal. Ele acaba desenvolvendo um vínculo improvável com um deles e também com a cozinheira-chefe da escola.

No site Rotten Tomatoes, a partir de 350 avaliações, o filme tem uma porcentagem quase impecável: 97% de aprovação. Dentre as descrições, está que o longa é "ao mesmo tempo melancólico e engraçado" e que é "repleto de inteligência e sarcasmo". Com relação aos comentários do público, a produção tem 92% de aprovação da audiência.

"Anatomia de uma queda" - 96%

Com direção de Justine Triet, o filme é francês e venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 2023. O drama policial aborda a tentativa de solucionar um mistério em torno da morte de um homem cujo corpo foi encontrado do lado de fora do chalé onde ele morava com a família.

O filme tem 96% de aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, a partir de 267 análises. Dentre os comentários de críticos, está que "é difícil não se deixar envolver" com o longa e que "embora às vezes pareça um pouco artificial e sua conclusão deixe alguns espectadores insatisfeitos, Triet fez um filme que teve um sucesso brilhante". Da audiência, a aprovação foi de 90%.

"Vidas passadas" - 95%

O longa tem direção de Celine Song e a trama conta a história de dois amigos de infância que se separam depois de uma mudança. Vinte anos mais tarde, eles se reencontram em Nova York e confrontam noções de destino, amor e escolhas.

A aprovação da audiência do filme é de 84% no Rotten Tomatoes, mas a porcentagem da crítica é de 95%, a partir de 299 análises. Dentre os apontamentos, está que o longa tem uma "maneira muito marcante de olhar para os relacionamentos" e que "pode ser choroso, mas é sofisticado".

"Oppenheimer" - 93%

Obra de Christopher Nolan, o filme fala sobre a criação da bomba atômica a partir da história do físico J. Robert Oppenheimer e seu trabalho com uma equipe de cientistas no Projeto Manhattan. No elenco, tem Cilian Murphy, Emily Blunt, Matt Damon e Robert Downey Jr.

"Oppenheimer" tem 93% da aprovação da crítica, a partir de 500 avaliações no Rotten Tomatoes. É o filme que mais venceu na categoria de melhor filme em outras premiações anteriores ao Oscar e tem aprovação de 91% da audiência no site especializado. "O último filme de Christopher Nolan também é seu melhor filme de todos os tempos", aponta um dos críticos.

"American fiction" - 93%

Dirigido por Cord Jefferson, o filme é inspirado no livro "Erasure", de Percival Everett, e conta a história de Monk, um escritor cujo trabalho está estagnado por não ser considerado "negro o suficiente". Ele, então, começa a escrever sob pseudônimo, mostrando as entranhas do mundo editorial.

No Rotten Tomatoes, o filme possui 93% de aprovação da crítica, a partir de 268 análises. Em relação a audiência, a porcentagem cresce para 96%. De acordo com apontamentos dos críticos, o filme é "um conto engraçado e comovente que representa um espelho para seus espectadores".

"Assassinos da lua das flores" - 93%

O longa, dirigido por Martin Scorsese, gira em torno da tribo indígena Osage, que começa a ser misteriosamente dizimada e desencadeia uma investigação do FBI. No elenco, Lily Gladstone, Leonardo DiCaprio e Robert De Niro.

O filme possui a mesma porcentagem de aprovação da crítica que o anterior, 93% no Rotten Tomatoes, mas tem somente 84% da audiência. Foram levadas em conta 460 análises, com apontamentos como: "Uma duração de três horas e meia é mais do que justificada" e "o filme é profundamente comovente, ao mesmo tempo preocupante e de dar raiva".

"Zona de interesse" - 93%

Com direção de Jonathan Glazer, a trama do filme gira em torno do cotidiano de um comandante do campo de extermínio de Auschwitz, que tenta ter uma vida normal com a família ao lado de onde acontecem tantas barbaridades.

"Zona de interesse" também tem 93% de aprovação da crítica, mas a partir de 326 avaliações. Do público, tem apenas 78% de acordo com o Rotten Tomatoes. Dentre os apontamentos dos críticos, elogios, como "é uma obra cinematográfica extraordinária, desde os créditos iniciais até os finais", e outros comentários, como "é um filme marcante, inesquecível da pior maneira: você vai querer fugir dele, mas não consegue".

"Pobres criaturas" - 92%

Do cineasta Yorgos Lanthimos, o filme conta a trajetória de Bella Baxter, uma jovem trazida de volta à vida graças a um cientista e seus métodos controversos. No elenco, nomes como Emma Stone, Mark Ruffalo e Willem Dafoe.

"Pobres criaturas" tem 92% de aprovação da crítica, de acordo com Rotten Tomatoes e a partir de 328 avaliações. Dentre os apontamentos dos críticos, comentários como "nenhum ator em 2023 se comprometeu mais com um papel do que Emma Stone nesse" e "é um filme destemido e o mundo é melhor por tê-lo nele". Da audiência, tem 79% de aprovação.

"Barbie" - 88%

Dirigido por Greta Gerwig, o longa mostra a jornada da boneca pelo mundo real e às voltas com o patriarcado que chega na Barbielândia. No elenco, nomes como Margot Robbie (que não foi indicada ao prêmio de melhor atriz), Ryan Gosling e America Ferrera.

Com 497 avaliações, "Barbie" tem 88% de aprovação da crítica e 83% da audiência no site Rotten Tomatoes. Dentre as análises, apontamentos como "um dos melhores filmes do ano em termos cinematográficos" e "Greta Gerwig oferece uma confecção espumosa de moda e diversão, juntamente com uma crítica social contundente".

"Maestro" - 79%

O filme é dirigido e estrelado por Bradley Cooper, e conta a história do maestro Leonard Bernstein, um dos mais conceituados do mundo e maior dos Estados Unidos. Aborda ainda sua relação de amor com a atriz Felicia Montealegre, vivida por Carey Mulligan.

Maestro é o que possui a menor aprovação da crítica no Rotten Tomatoes, apenas 79% a partir de 324 avaliações. Do público, tem só 58% no site especializado. Dentre as análises, observações como "drama cativante que é grande, ousado e íntimo ao mesmo tempo" e "o filme foi feito para Mulligan brilhar em um longa que de outra forma seria monótono".