Variedades

Erika Januza fala sobre reinado na Viradouro e descarta rivalidade com Lore Improta: 'Gostam de criar intriga'

Atriz diz que ainda está celebrando o título da escola de Niterói no carnaval 2024 e lamenta manchetes tendenciosas

Agência O Globo - EXTRA 23/02/2024
Erika Januza fala sobre reinado na Viradouro e descarta rivalidade com Lore Improta: 'Gostam de criar intriga'
Erika Januza fala sobre reinado na Viradouro e descarta rivalidade com Lore Improta: 'Gostam de criar intriga'

Ocupar o espaço de rainha de bateria era sonho de criança de Erika Januza. Algo que não só é realizado há três anos, tempo que ocupa o posto da Viradouro, como ganhou um gostinho ainda mais especial com a vitória da escola de Niterói neste carnaval 2024. A pergunta que não quer calar agora é se a atriz vai renovar com a agremiação.

— É engraçado que já estavam me perguntando isso antes até do desfile oficial na Sapucaí. A Viradouro é uma escola muito cautelosa em todas as decisões. É uma empresa organizada. E eu admiro muito isso. Sou apaixonada pela escola. Sou uma rainha que me dedico, não falto aos ensaios, até porque estar ali recarrega também as minhas próprias baterias. Também estudo, converso com carnavalescos sobre as histórias que eles querem contar, procuro expandir a mensagem. Sei da importância do carnaval e vejo nele uma oportunidade para aprendermos mais com tantos enredos. E eu digo tudo isso só para reforçar que sou muito entregue. A Viradouro e toda a comunidade sabem que podem contar comigo — diz a atriz, por telefone, ao EXTRA.

Por enquanto, ela e os demais integrantes ainda estão na fase de celebrar o título. Por isso, não pense que há uma ansiedade pela decisão sobre ser ou não rainha de bateria em 2025. A artista só não gosta quando tentam criar uma suposta rivalidade com Lore Improta, que foi musa da Viradouro este ano. Em entrevistas, a dançarina baiana, casada com o cantor Léo Santana, disse sonhar com o posto de rainha, mas para um futuro, quando Erika não quiser mais. Ainda assim, a estrela da nossa capa teve que ler manchetes, como “abre o olho, Januza”.

— Toda mulher que ama o carnaval sonha ser rainha. Eu fui musa, sempre respeitei essa lugar. A bateria é o coração da escola, é uma sensação maravilhosa estar ali. Até quem não dança é contagiado. É normal desejarem este espaço. Eu não tenho rivalidade com ninguém. Lore é sempre ótima comigo. As pessoas gostam de criar intriga para render mais likes. Às vezes, preferem pegar um take de uma passista respirando para dizer que ela não samba nada, quando na verdade foi um momento só. Querem dar mais destaque a uma roupa que rasgou do que ao que a pessoa entregou durante o ano inteiro. O que importa é nossa verdade e o trabalho que a gente faz. Se for prestar atenção em falsas polêmicas, a gente pira.