Variedades

Os perigos do phishing e como evitá-los

10/05/2023
Os perigos do phishing e como evitá-los

Muito antes da internet se tornar mundialmente popular, milhares de crimes cibernéticos aconteceram. A maioria dos crimes online segue a mesma lógica: alguém sabe mais do que outra pessoa e usa esse conhecimento para obter vantagem.

Não é necessário força, ou poder de fogo para cometer crimes online, apenas conhecimento. Por isso, a maioria dos crimes online é bastante sofisticada. É claro, as táticas de defesa também são sofisticadas, mas muitas pessoas acabam ficando para trás.

Para ajudar a equilibrar essa balança, temos aqui um artigo repleto de práticas importantes que vão ajudar você a se proteger de um crime virtual antigo, mas bastante utilizado até hoje, o phishing.

O que é phishing


Podemos dizer que o phishing é uma forma de estelionato virtual. Uma pessoa, ou melhor, um criminoso, tenta extrair informações privilegiadas para obter vantagens. Essas informações podem ser dados pessoais, senhas e etc.

O termo phishing vem do inglês e quer dizer pesca. Isto é, o criminoso está pescando informações na internet.

Por exemplo, um bandido poderia enviar um e-mail para uma vítima se passando por um gerente de banco. Na mensagem do e-mail existe uma solicitação de confirmação de dados. Algo parecido com: precisamos que confirme seu login e senha respondendo esta mensagem.

É claro, hoje em dia os golpes são muito mais sofisticados do que este exemplo pode sugerir. Os melhores golpistas podem até desenvolver um website clone do website do banco da vítima para parecer legítimo. A boa notícia é que com algumas táticas de segurança simples você será capaz de se proteger.

Utilize um bom antivírus


Os antivírus podem ajudar na proteção contra phishing? Pode apostar que sim. Idealmente recomendamos que você baixe um dos antivírus testados e gratuitos para Windows
ou uma alternativa paga se possível. O importante é saber que um antivírus simples é melhor do que nada. Eles são o bastante para barrar muitos programas maliciosos.

Treinando a si mesmo e a sua equipe

Um dos principais problemas da segurança da informação é o fator humano. Profissionais da área de TI podem criar os melhores sistemas do mundo, mas eles ainda terão que lidar com humanos e humanos que cometem erros por natureza.

É mais fácil para um criminoso enganar uma pessoa do que invadir um sistema. Por isso, o phishing é um crime tão antigo e tão popular até os dias de hoje. A forma de combater isso é através de treinamentos apropriados.

No melhor cenário possível, você vai contratar um profissional para treinar você e a sua equipe. Ou até mesmo ter um profissional para cuidar da segurança da rede na sua empresa. Estamos falando de um profissional da área de segurança da informação de verdade.

Um programador, web designer ou o cara que monta os computadores não vai ter necessariamente os conhecimentos necessários para ajudar a sua empresa com a questão de segurança.

É claro, isso não vai ser possível para todos. As alternativas mais acessíveis são o material sobre segurança da informação que está disponível de graça na internet. Há milhares de artigos em blogs e vídeos no YouTube que podem te ajudar.

Evite compartilhar informações com desconhecidos


Algumas pessoas vão compartilhar informações confidenciais com terceiros sem pensar duas vezes. Um criminoso liga para a vítima dizendo que é o gerente do banco e que precisa da confirmação de alguns dados. Algumas pessoas de fato vão cooperar com esse tipo de golpe.

O golpe fica ainda mais eficiente quando os dados solicitados não são pessoais. Por exemplo, um criminoso liga para a secretária de uma empresa e se passa por técnico da empresa de internet. Ele solicita dados do servidor e a secretária destreinada coopera sem pensar duas vezes.

Tranque as suas redes sociais pessoais


As redes sociais são um dos primeiros lugares que os criminosos vão para coletar informações de suas vítimas. O melhor que você pode fazer é ter um perfil profissional aberto (para se relacionar com clientes) e um perfil pessoal apenas para conhecidos.

Considerações finais


Bom, isso é tudo sobre o phishing, um golpe antigo, mas bastante utilizado até os dias de hoje. Seguindo as nossas dicas, as chances de ser vítima desse tipo de golpe são bem pequenas.