Variedades
Convênio do Sebrae Alagoas e Instituto Terra Viva vai beneficiar 200 mulheres com ações de capacitação
O Sebrae Alagoas, por meio de um convênio firmado com o Instituto Terra Viva, está executando uma ação de capacitação no campo do agronegócio que irá beneficiar cerca de 200 mulheres do Sertão alagoano. A iniciativa – que começou neste mês nos municípios de Delmiro Gouveia, Pariconha, Água Branca e Inhapi e integra o projeto Agronordeste Alagoas – terá duração de 36 meses.
Além de estimular o protagonismo feminino no meio rural, o convênio tem por objetivo promover a transferência tecnológica e a organização de atividades agrícolas por meio do fomento à produção local, agregação de valor aos produtos e geração de renda das famílias ribeirinhas contempladas.
A analista da Unidade de Competitividade e Desenvolvimento do Sebrae Alagoas, Pollyana Bellotti, explica que, através da iniciativa de capacitação, as instituições irão promover cursos, oficinas, missões técnicas, caravanas, palestras, feiras, unidades de produção familiar e sistemas agroflorestais.
“As atividades que serão trabalhadas durante a execução do projeto são: produção orgânica de frutíferas, olerícolas e produção de sementes e grãos, ou seja, estão inseridas nas áreas da fruticultura e da horticultura. Ainda não foi possível fazer o lançamento oficial do convênio, mas o projeto já está acontecendo in loco”, esclarece a analista do Sebrae Alagoas.
Ainda de acordo com Pollyana Bellotti, o lançamento oficial do convênio está previsto para acontecer, virtualmente, no mês de outubro. “A formalização entre as duas instituições acontecerá em evento no formato online, conforme liberação de decreto”, explica.
Para a analista do Sebrae, a iniciativa irá contribuir com o fortalecimento da autonomia feminina em atividades ligadas ao agronegócio no sertão alagoano. “As mulheres estão ganhando espaço, se profissionalizando e tendo destaque nas atividades rurais. Estamos buscando unir e viabilizar no semiárido alagoano a agricultura familiar, onde a mulher desempenha papel importante desde a produção até a comercialização, possibilitando autonomia e resiliência para um cultivo agrícola sustentável, viável e economicamente justo”, ressalta.
Atendimento remoto e presencial
Devido ao novo coronavírus, os empresários da pequena empresa podem contar com o atendimento do Sebrae de forma remota e presencial. A equipe do Sebrae está mobilizada para atender as demandas dos empresários, que também podem contar com a estrutura de cursos online e gratuitos do portal EAD Sebrae com mais de 100 opções de cursos, basta acessar https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/cursosonline.
O empresário pode entrar em contato com a instituição pelos canais remotos e digitais, como o portal sebrae.com.br/alagoas, Telegram (t.me/sebraealagoas), telefone e WhatsApp 0800 570 0800, chat e e-mail fale.sebrae.com.br, Instagram (@sebraealagoas), Twitter (@sebraealagoas), Facebook (/SebraeAlagoas), Youtube (@sebraealagoas) e o LinkedIn (Sebrae Alagoas).
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento