Variedades
Considerado extinto, ‘cão cantor’ da Nova Guiné é visto pela 1ª vez em 50 anos
Um estudo publicado na segunda-feira, 31, na revista Proceedings of the National Academy of Sciences descobriu que uma espécie de cão selvagem, que estava considerada extinta, o cão cantor da Nova Guiné ainda vive na natureza.
Conhecidos por um uivo característico que justifica seu nome, o mamífero costumava viver nas áreas mais altas da ilha dividida pela Indonésia e pela Papua-Nova Guiné. O último registro do animal em seu habitat natural foi datado na década de 1970.
Atualmente, estimava-se que 300 exemplares da espécie viviam somente em cativeiro. Porém, na semana passada, moradores do lado indonésio da ilha de Nova Guiné relataram uivos característicos do cão cantor ouvidos a partir das colinas do local.
Os animais foram encontrados pelos estudiosos do local e tiveram seu sangue coletado para pesquisa. Foi feita uma comparação das amostras do material genético destes com os que estavam mantidos em cativeiros.
A geneticista Elaine Ostrander, do Instituto Nacional de Genoma dos Estados Unidos, afirmou à revista Science que se tratava da mesma espécie. Concluindo, portanto que o cão cantor da Nova Guiné não estava extinto.
Depois da descoberta, o desafio é permitir que esses cães encontrados na natureza cruzem com os mantidos em cativeiro para evitar que a população desses animais diminua ainda mais.
Autor: Bárbara Correa, estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Copyright © 2020 Estadão Conteúdo. Todos os direitos reservados.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
4TRIBUTOS MUNICIPAIS
Prefeitura do Rio começa a enviar guias do IPTU 2026; primeira cota vence em fevereiro
-
5ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio