RJ em Foco

A menos de uma semana para show, fãs de Shakira se reúnem em Copacabana para aprender coreografia emblemática de Copa do Mundo

Duas aulas foram oferecidas gratuitamente no Posto 3, em frente ao Copacabana Palace

Agência O Globo - 26/04/2026
A menos de uma semana para show, fãs de Shakira se reúnem em Copacabana para aprender coreografia emblemática de Copa do Mundo
Shakira - Foto: Reprodução

O prefeito Eduardo Cavaliere se reuniu neste sábado com moradores do Horto, no Jardim Botânico, Zona Sul, para apresentar as reformas urbanísticas que serão implementadas no local a partir de outubro, como consta na previsão da prefeitura. As obras incluem a comunidade no projeto Bairro Maravilha, tal como aconteceu na Zona Portuária da cidade. Segundo Cavaliere, o Horto estreia um modelo "verde" de revitalização, já que privilegia materiais sustentáveis e a preservação da natureza. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 9 milhões na região.

PMs que mataram empresário

Guardas municipais prendem argentino

A primeira aula começou às 9h. Duas caixas de som foram montadas na Avenida Atlântica, sentido Leme. Entre o público, havia fãs da cantora colombiana, amantes de dança e curiosos — todos resistentes ao calor demais de 30°C deste domingo.

Na primeira fileira, estava a cientista Júlia Mello, de 29 anos. Ela chamava atenção pela camiseta: na estampa, o rosto de Shakira e a frase “Las Mujeres ya no Lloran”, nome do álbum de 2024.

— Olha, foi complicado. A coreografia é muito rápida, muda bastante os movimentos, mas é muito divertido aprender — afirma bem-humorada.

Júlia se diz fã da cantora, que conheceu quando criança na casa da tia. As duas dividiam o CD “The Remixes”, lançado em 1997, e logo Júlia se apaixonou pela artista e pela música “Estoy Aquí”.

— Eu aprendi espanhol com a Shakira. Escolhi o idioma na escola e, há dois anos, tive oportunidade de fazer um curso no Chile — explica.

Moradora de Marechal Hermes, na Zona Norte, Júlia reservou um hotel em Copacabana para aproveitar, com mais calma, o show da cantora no próximo dia 2. Ela estará acompanhada por amigos que fazem parte de um fã clube.

Também na primeira fileira, Thalia Cruz, de 28, estava engajada na coreografia. A experiência, como narra, foi tão positiva, que ficou para a aula seguinte, às 11h.

— Eu amo Shakira, a cultura latina no geral. De música, só escuto as em espanhol. Meus amigos até implicam dizendo que a minha bolha é espanhola. Conheço poucos artistas de outras línguas — conta Thalia, que também é fã de Carol G, Enrique Iglesias, Rauw Alejandro e Rosalía.

A tijucana, que, na verdade, é natural do Maranhão, participou das aulas sozinha. Para o show de sábado, ela compartilha estar “crochetando” um vestido, que será em tons de bege e cheio de miçangas, para fazer bastante barulho durante as danças.

Energia positiva

Paulo Reis, de 33 anos, estava dançando na última fileira do grupo. Para aliviar o calor excessivo, escolheu ficar apenas de sunga, traje para aproveitar a praia em seguida. A animação dele com a coreografia foi percebida até pelos professores, que o mencionaram no microfone:

— Olha a energia do mineiro, gente! — exclamou Christian Bazano.

Há 10 anos no Rio, Paulo conta que chegou à cidade para o voluntariado das Olimpíadas de 2016.

— Para mim, esse show é um presente de aniversário desses anos no Rio. Depois que cheguei, não quis mais ir embora, a energia aqui é boa demais. Gosto de tudo que tem vibe positiva e vejo a Shakira assim: uma mineira da Colômbia. Sabia que ela adora pão de queijo? — comenta aos risos.

Com uma saia de miçangas amarrada por cima de uma legging, Luciene Batista, de 48, se diz ansiosa para o show de Shakira, que irá assistir junto a amigas. Ela participou de ambas as aulas deste domingo e explica que o segredo para dançar é apenas "se soltar".

— A gente só precisa sentir a música, se soltar. É impossível ouvir as músicas da Shakira e não balançar o corpo. É muito bom, muito dançante, a gente escuta e já quer se mexer. Gosto muito do gingado dela, da voz, tô bastante animada para o show.