RJ em Foco

Vistoria do Guandu é adiada para quinta-feira e vai reduzir pela metade a produção de água

Redução no fornecimento será temporária e afetará áreas da Baixada Fluminense e da capital. Adiamento foi determinado pelo Conselho do Sistema de Fornecimento de Água a pedido da Águas do Rio.

Agência O Globo - 02/03/2026
Vistoria do Guandu é adiada para quinta-feira e vai reduzir pela metade a produção de água
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Cedae adiou para quinta-feira (5) a vistoria interna no sistema Guandu, inicialmente prevista para esta terça-feira (3). O procedimento será realizado das 4h às 22h e, durante esse período, a Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu operará com apenas 50% da sua capacidade, o que deverá gerar impacto temporário no abastecimento, principalmente nos municípios da Baixada Fluminense e na cidade do Rio de Janeiro.

O adiamento foi determinado pelo Conselho do Sistema de Fornecimento de Água (CSFA) após solicitação da Águas do Rio. Durante a vistoria, técnicos da Cedae realizaram testes e inspeções em tubulações, ventosas e outros equipamentos das redes responsáveis ​​pelo bombeamento da água tratada em sua fase inicial.

Segundo a Águas do Rio, a Baixada Fluminense será a região mais afetada entre as áreas atendidas pela atendimento. Haverá suspensão temporária do abastecimento em partes de Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti.

Na capital, a redução do fornecimento atingirá o Centro e as zonas Norte e Sul. Existe a possibilidade de falta de água pontual, especialmente em áreas elevadas e nas extremidades das redes de distribuição. A normalização do serviço, após a conclusão da vistoria, será gradual e pode levar até 72 horas. A comissão orienta os consumidores a utilizarem a água armazenada em cisternas e caixas d'água apenas para atividades essenciais, recomendando o adiamento de tarefas que exijam maior consumo durante o período.

A decisão pelo adiamento foi tomada em reunião realizada nesta segunda-feira. Os transportadores responsáveis ​​pela distribuição de água na Região Metropolitana do Rio de Janeiro já foram informados sobre a reprogramação da atividade e o novo cronograma definido pelo Conselho do Sistema de Fornecimento de Água.