RJ em Foco

Duas pessoas sofreram descargas elétricas em poste em Copacabana durante temporal; vítimas tiveram ferimentos moderados

O Corpo de Bombeiros informa que foi acionado às 18h30. Militares fizeram o atendimento e encaminharam as vítimas para uma unidade hospitalar

Agência O Globo - 09/02/2026
Duas pessoas sofreram descargas elétricas em poste em Copacabana durante temporal; vítimas tiveram ferimentos moderados
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um homem e uma mulher precisaram ser socorridos após sofrerem uma descarga elétrica de um poste em Copacabana, na Zona Sul do Rio, na noite desta segunda-feira. As vítimas tiveram ferimentos moderados. O caso ocorreu na esquina da Avenida Nossa Senhora de Copacabana com Rua Santa Clara.

O Corpo de Bombeiros informa que foi acionado às 18h30. Militares fizeram o atendimento e encaminharam as vítimas para uma unidade hospitalar. Ainda não há informações sobre em qual hospital eles deram entrada.

Chuva forte no Rio

A cidade do Rio registou um temporal no fim da tarde e no início da noite desta segunda-feira. De acordo com o Sistema Alerta Rio, a Barra da Tijuca, na Zona Sudoeste, teve chuva muito forte entre 17h15 e 17h30, com um volume de 15,6 milímetros em apenas 15 minutos. Na Lagoa, Zona Sul do Rio, a intensidade da enxurrada provocou pontos de alagamento. Na Ilha do Governador, ônibus e carros ficaram ilhados na Estrada do Galeão, e motoristas voltaram na contramão. Na Zona Norte, um dos pontos mais afetados foi o Grande Méier, que registrava 50 milímetros por volta das 19h. No mesmo horário, o aguaceiro atingia de forma severa bairros como Piedade (40,2 mm), Madureira (39,8 mm), Ilha do Governador (38,8) e Saúde (26,2 mm). A capital entrou em Estágio 3, terceiro nível em uma escala de cinco e significa que uma ou mais ocorrências já impactam o município, afetando a rotina de parte da população.

Ainda na Zona Norte, o Rio Acari transbordou. Na Abolição, além de carros submersos, um porco foi flagrado tentando se salvar da enchente na Rua Silva Xavier. Em Copacabana, Zona Sul, um homem e uma mulher sofreram descargas elétricas após encostarem em um poste na esquina da Rua Santa Clara com a Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

Às 19h24, o município entrou no Estágio 3, devido a ocorrências relacionadas às chuvas. No momento do anúncio, segundo o Sistema Alerta Rio, núcleos de chuva atuavam em todas as regiões do município do Rio, sendo mais intensos na Zona Norte e na região da Baía de Guanabara, ocasionando registros de chuva moderada a forte.

Até as 19h30, 15 sirenes haviam sido acionadas na cidade, como no Parque Silva Vale, em Cavalcanti, e na Rua Brício de Moraes, em Tomás Coelho, ambos na Zona Norte. Duas quedas de árvore foram registradas: na Rua Rilhena de Morais, na Barra da Tijuca, e na Estrada da Paz, no Alto da Boa Vista.

Outros bairros de diferentes regiões da capital fluminense foram afetados pelo temporal. Veja alguns deles abaixo:

Bangu

Cidade de Deus

Jardim Botânico

Copacabana

Est. Grajaú/Jacarepaguá

Grajaú

Tijuca/Muda

Jacarepaguá/Tanque

Alto da Boa Vista

Santa Cruz

Sepetiba

Guaratiba

Tijuca

Rocinha

Vidigal

Rocinha

Jardim Botânico

Irajá

Bolsões d'água

O temporal causou mais de 20 bolsões d'água na cidade do Rio. Um deles foi na rua Vinte e Quatro de Maio, no Engenho Novo, sentido Méier, na altura da rua Cônego Tobias. Outro foi registrado na rua Silva Rabelo, no Méier, na altura da rua Constaça Barbosa, assim como na Avenida Érico Veríssimo, altura da rua Fernando de Matos, na Barra da Tijuca. A Estrada dos Bandeirantes, na altura da Estrada da Pedra Negra, também teve pontos de alagamento.

Transtornos na Supervia

Por conta do temporal, a partir das 19h30, no ramal Belford Roxo, os trens sentido Central do Brasil passaram a circular somente até a estação Pavuna. Já as viagens sentido Belford Roxo aguardam ordem de circulação.

No ramal Deodoro, os trens não realizam parada nas estações Praça da Bandeira, Riachuelo, Sampaio, Engenho Novo, Méier e Piedade.

Recomendações durante o Estágio 3

Não se desloque pelas regiões mais afetadas pela chuva;

Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;

Não force a passagem de veículos em áreas alagadas;

Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;

Em pontos de alagamento, evite contato direto com postes ou equipamentos que possam estar energizados;

Evite o contato com a água de alagamentos. A água pode estar contaminada e oferecer riscos à saúde;

Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;

Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199 ou pelo aplicativo http://COR.Rio;

Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação e nas redes sociais do COR;

Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros) e 199 (Defesa Civil).

Previsão do tempo

De acordo com o Sistema Alerta Rio, na terça-feira, o tempo permanece instável na cidade do Rio e a previsão é de predomínio de céu nublado e chuva fraca a qualquer momento do dia, sendo moderada nos períodos da madrugada e tarde. Os ventos estarão fracos a moderados.