RJ em Foco
Chuva intensa marca a segunda-feira no Rio; veja alerta para solo encharcado
Previsão indica pancadas mais intensas a partir da tarde, com acumulado de quase 50 mm e alerta para solo encharcado
A segunda-feira será de tempo fechado e chuva persistente no Rio de Janeiro, segundo a previsão da Climatempo. A instabilidade se intensifica a partir da tarde, com risco de pancadas fortes em diferentes pontos da cidade. O dia começou com sol entre nuvens, mas o céu deve permanecer nublado e a chuva ganha força já no fim da manhã. Tarde e noite devem ser chuvosas, com acumulado elevado: a estimativa é de 49,8 milímetros de chuva, com 93% de chance, volume considerado alto para um único dia.
Temperaturas e sensação térmica
As temperaturas variam entre 22°C e 28°C, com sensação térmica de até 25°C. A umidade do ar permanece elevada, em torno de 97%, e os ventos sopram fracos, de Noroeste, a cerca de 3 km/h.
Chuva pode ganhar força à tarde e à noite
Em vídeo publicado nas redes sociais do prefeito Eduardo Paes, direto do Centro de Operações Rio (COR), um meteorologista do órgão explicou que o Rio ainda está sob influência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).
“Hoje ainda estamos com a atuação dessas zonas de convergência do Atlântico Sul, que são esse canal de umidade entre a Amazônia e o Sudeste. Esse ‘rio aéreo’ ainda está atuando. Temos previsão de chuva hoje. Agora de manhã, é uma chuva mais fraca. A partir da tarde ou da noite, ela pode vir novamente em forma de pancadas e ser mais forte em alguns locais, com possibilidade de raios”, detalhou o meteorologista.
Atenção para solo encharcado e risco de deslizamentos
Mesmo com previsão de redução gradual da instabilidade nos próximos dias, a principal preocupação é o solo encharcado, após vários dias consecutivos de chuva.
“A partir de amanhã, esse sistema começa a se desconfigurar, mas entre amanhã e quinta-feira ainda teremos bastante presença de umidade. A temperatura começa a subir aos poucos e a condição muda para pancadas mais isoladas de chuva”, explicou.
A sexta-feira já deve marcar um cenário sem previsão de chuva, com características mais típicas do verão carioca. Apesar disso, o meteorologista fez um alerta para quem mora em áreas de risco.
“Com essa chuva permanente, a minha maior preocupação é que o solo fique encharcado. Mesmo sem chuva muito forte, podem ocorrer deslizamentos. Quem mora em área de encosta precisa ficar muito atento, principalmente ao acionamento das sirenes”, reforçou o prefeito Eduardo Paes.
Defesa Civil mantém risco hidrológico alto em cidades do Rio
A Defesa Civil do Rio mantém o risco hidrológico alto em pelo menos 18 municípios do estado, devido aos elevados acumulados de chuva registrados nos últimos dias. O alerta, divulgado nesta segunda-feira pelo Cemadem-RJ, tem validade entre 7h e 19h de hoje. Segundo o órgão, há registros de chuvisco e chuva fraca nas regiões Capital, Serrana e Metropolitana. A menor temperatura do estado foi registrada em Petrópolis, com 14,6°C. Os ventos variam de fracos a moderados, predominantemente de Nordeste e Noroeste.
Municípios com risco hidrológico alto
Segundo a Defesa Civil Estadual, o risco hidrológico permanece alto em: Duque de Caxias, Cardoso Moreira, São Fidélis, Aperibé, Cambuci, Itaocara, Itaperuna, Italva, Laje do Muriaé, Natividade, Porciúncula, Santo Antônio de Pádua, Cantagalo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco e São Sebastião do Alto.
Nas demais regiões do estado, o risco é classificado como moderado, mas pode aumentar conforme a evolução das condições meteorológicas.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar