RJ em Foco

Jovem sofre ataque brutal com mais de 15 facadas e segue entubada; suspeito é preso por tentativa de feminicídio

Luiz Felipe Sampaio é acusado de invadir casa da vítima, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio

Agência O Globo - 09/02/2026
Jovem sofre ataque brutal com mais de 15 facadas e segue entubada; suspeito é preso por tentativa de feminicídio
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Uma jovem de 20 anos foi vítima de um ataque brutal na última sexta-feira, em sua residência no bairro Galo Branco, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio. Alana Anísio Rosa permanece internada em estado grave, após receber mais de 15 facadas. Segundo a mãe, Jaderluce Anísio de Oliveira, Alana segue entubada e em coma induzido. O suspeito, Luiz Felipe Sampaio, foi preso por policiais militares do 1º BPM (Venda da Cruz) e encaminhado à 73ª DP (Neves), onde foi autuado por tentativa de feminicídio.

Estado de saúde grave

“Ele fez essa atrocidade com a minha filha, ela está muito machucada. Ele cortou o rosto dela, recortou nariz e boca. Ela apresenta diversos cortes no pescoço e nos ombros. Não sei se foram 15 ou 17 facadas. Alana passou por uma cirurgia de cinco horas e, em seguida, foi encaminhada à UTI. O médico nos orientou a rezar, pois o estado dela é gravíssimo”, relatou Jaderluce.

De acordo com a mãe, Alana apresentou uma leve melhora no domingo e chegou a ser desentubada. Ela conseguiu abrir o olho esquerdo, já que o direito permanece muito inchado. No entanto, a saturação de Alana caiu no fim do dia, levando à necessidade de nova entubação e retorno ao coma induzido.

“A situação dela ainda é muito delicada. Minha filha está muito machucada”, lamentou Jaderluce.

Obcecado pela vítima

Jaderluce contou que Alana e Luiz Felipe nunca tiveram qualquer relacionamento. O suspeito, que também reside no Galo Branco, passou a seguir a jovem no Instagram, depois a viu em uma academia do bairro e declarou estar apaixonado. Ele enviava buquês de flores e chocolates para a residência da vítima, acompanhados de bilhetes com frases como “seu admirador secreto” e “a menina mais bonita de São Gonçalo”.

Segundo a mãe, o último buquê foi entregue em dezembro do ano passado, ocasião em que Luiz Felipe se identificou. Alana relatou o pedido de namoro aos pais e, orientada pela família, respondeu de forma educada:

“Ela agradeceu as flores e o chocolate e disse que não tinha intenção de namorar, pois estava focada nos estudos. O sonho de Alana é ser médica e, se Deus quiser, ela vai conseguir”, afirmou a mãe.

Invasão e ataque

Na última quinta-feira, Luiz Felipe tentou se aproximar de Alana, mas foi impedido pelo cachorro da família. No dia seguinte, ele invadiu a residência e atacou a jovem. Jaderluce relatou que chegou em casa e encontrou a filha gravemente ferida. Desde então, ela se divide entre o hospital e sua residência para acompanhar o tratamento da jovem.

“Continuo pedindo justiça para Alana e para todas as mulheres que passam pelo mesmo problema. Que esse Luiz Felipe permaneça preso por muitos anos. Ele não merece viver em sociedade”, desabafou Jaderluce.