RJ em Foco

Prédio desaba no Engenho Novo e deixa pelo menos cinco vítimas

Quartéis de Benfica, Méier e Vila Isabel atuam no resgate na Zona Norte do Rio

Agência O Globo - 08/02/2026
Prédio desaba no Engenho Novo e deixa pelo menos cinco vítimas
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Um prédio residencial desabou na tarde deste domingo (data não informada) no Engenho Novo, Zona Norte do Rio de Janeiro. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 17h40 para atuar nas buscas por vítimas na Rua Visconde de Itabaiana. Equipes dos quartéis de Benfica, Méier e Vila Isabel participam da operação.

Segundo relatos, uma mulher e dois cães permanecem sob os escombros. Outras quatro pessoas adultas foram resgatadas com vida, sendo que uma delas está internada no Hospital Municipal Salgado Filho (HMSF).

De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 40 militares trabalham no local, incluindo equipes do Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) e especialistas do Grupamento de Operações Especiais (GOEsp).

Defesa Civil acompanha situação

"As equipes seguem realizando buscas, ações de salvamento e avaliação estrutural da área, com foco na segurança das vítimas e das guarnições", informou a Defesa Civil.

Chuva agrava situação na Zona Norte

A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) mantém a previsão de chuvas intensas neste domingo no Rio. O Centro de Operações do Rio registrou chuva muito forte em Anchieta, também na Zona Norte. No Méier e em Jacarepaguá, foram registrados temporais. Desde sábado, a cidade está em estágio 2 de atenção.

Segundo o Alerta Rio, entre 17h e 17h15, houve registro de chuva forte nas estações Santa Teresa (8,0mm) e Irajá (6,8mm). Todas as regiões da cidade registraram pancadas de chuva nesta tarde, especialmente em bairros próximos à Baía de Guanabara.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul deve continuar influenciando o tempo no Rio nos próximos dias. Na segunda e terça-feira, há possibilidade de chuva a qualquer momento, mas as temperaturas devem subir e podem ultrapassar os 30°C. Na quarta-feira, o tempo permanece estável, com máxima prevista de 34°C.