RJ em Foco

Cedae conclui obras emergenciais após três rompimentos em adutora

Expectativa é que concessionárias normalizem abastecimento nos próximos dias

Agência O Globo - 08/02/2026
Cedae conclui obras emergenciais após três rompimentos em adutora
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae) finalizou, às 7h25 deste domingo (8/2), o reparo emergencial em uma tubulação localizada no interior da Estação de Tratamento de Água (ETA) Guandu, em Nova Iguaçu. Com o término da manutenção, a produção de água no sistema, que operava com apenas 55% da capacidade durante os trabalhos, começou a ser gradualmente restabelecida.

As concessionárias responsáveis pela distribuição de água nas regiões atendidas pelo sistema Guandu já foram comunicadas e iniciarão o processo de normalização do abastecimento em suas respectivas áreas.

O incidente teve início na última sexta-feira, quando o rompimento da tubulação provocou destruição nas proximidades e afetou significativamente o fornecimento de água. Por volta do meio-dia, moradores relataram um forte estrondo, seguido por uma onda de água que invadiu residências e estabelecimentos comerciais próximos à unidade da Cedae. Telhados, muros e paredes foram danificados, deixando nove famílias desalojadas. Durante o processo de reparo, ocorreram ainda outros dois rompimentos.

Devido ao vazamento, o Sistema Guandu passou a operar com metade de sua capacidade, interrompendo totalmente o fornecimento para consumidores da Zona Oeste do Rio e de sete municípios da Baixada Fluminense.