RJ em Foco

Expedição de autoconhecimento leva grupo de mulheres ao bloco Simpatia É Quase Amor

Vindas de Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, participantes celebraram a amizade feminina e a própria companhia no carnaval de Ipanema

Agência O Globo - 07/02/2026
Expedição de autoconhecimento leva grupo de mulheres ao bloco Simpatia É Quase Amor
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O carnaval pode ser também um espaço de encontro consigo mesma e de fortalecimento dos laços entre mulheres. Neste sábado, sete integrantes de uma expedição de autoconhecimento se reuniram no tradicional bloco Simpatia É Quase Amor, em Ipanema. Vindas de estados como Minas Gerais, São Paulo e Mato Grosso, elas escolheram viver a folia como parte de uma experiência coletiva de viagem, conexão e celebração da própria companhia.

A iniciativa reúne mulheres interessadas em conhecer o Rio de Janeiro sob uma nova perspectiva: criando vínculos, fortalecendo amizades femininas e explorando a cidade de forma mais consciente. A psicóloga e idealizadora da expedição, Laura Hueb Perez, de 27 anos, explica que a participação nos blocos integra esse processo.

— A vinda aos blocos é para a gente se celebrar, celebrar a amizade feminina, se sentir bonita, trabalhar a autoestima e aproveitar a nossa própria companhia com as pessoas que estamos conhecendo na viagem — afirma. — Escolhemos esse bloco por ser tradicional, e as meninas queriam muito sentir a energia clássica do carnaval do Rio.

Entre as participantes está Fernanda Masuki, de São Paulo, que vive sua primeira experiência de carnaval de rua no Rio. Para ela, a combinação entre viagem, autoconhecimento e folia tem sido marcante.

— Está sendo surreal. Conhecer pessoas novas nesse contexto de viagem, em um lugar como o Rio de Janeiro, é uma sensação incrível — conta. — É minha primeira vez no carnaval do Rio e também nosso primeiro bloco. Começou com chuva, mas deu uma refrescada.

Nem o tempo instável desanimou o grupo. Pelo contrário: a chuva virou parte da experiência e ajudou a tornar o momento ainda mais leve. Vindas de realidades e trajetórias diferentes, as mulheres encontraram no Simpatia É Quase Amor um espaço de acolhimento, diversão e troca.

— Estamos fazendo uma expedição de viagem e autoconhecimento. Somos duas psicólogas liderando o grupo, e as outras meninas vieram justamente com esse propósito: se conhecer melhor e também conhecer o Rio — explica Laura.