RJ em Foco

Novo vazamento em tubulação da Cedae reduz operação do Guandu para 50%

Às 16h desta sexta-feira, a Cedae anunciou o fim do conserto. A tubulação voltou a apresentar vazamento às 17h50; o fornecimento de água pode ser impactado no estado

Agência O Globo - 06/02/2026
Novo vazamento em tubulação da Cedae reduz operação do Guandu para 50%
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Menos de duas horas após a conclusão dos reparos na tubulação rompida na Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu, em Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, um novo vazamento foi registrado em outro ponto da mesma adutora no fim da tarde desta sexta-feira. Com isso, o sistema voltou a operar com apenas 50% da capacidade, o que pode impactar o fornecimento de água em diversas regiões do estado.

Na manhã de quinta-feira, o rompimento da tubulação causou destruição na vizinhança e comprometeu o abastecimento. Às 16h desta sexta-feira, a Cedae anunciou o término do conserto, mas, às 17h50, um novo vazamento foi detectado.

A companhia informou que equipes técnicas já atuam no local para realizar o reparo, que deve ser finalizado nas próximas horas.

Durante a manutenção, a produção da estação será mantida em metade da capacidade. Segundo a Cedae, as concessionárias responsáveis pela distribuição de água nas áreas atendidas pelo sistema já foram comunicadas sobre a situação.