RJ em Foco
Secretaria de Ciência do Rio abre inscrições para Jovens Cientistas Cariocas
Serão 112 bolsas de R$ 800 mensais para universitários desenvolverem pesquisas de impacto social
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro (SMCT), em parceria com o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), abre na próxima segunda-feira as inscrições para a terceira edição do Projeto Jovens Cientistas Cariocas. A iniciativa visa apoiar pesquisas universitárias com potencial de impacto social na cidade do Rio, especialmente em áreas próximas às Naves do Conhecimento.
Neste ano, serão concedidas 112 bolsas no valor de R$ 800 mensais, durante seis meses. Interessados devem acessar o site cieds.org.br para consultar o edital completo e realizar a inscrição.
“O Projeto Jovens Cientistas Cariocas busca incentivar universitários a propor soluções inovadoras para o Rio de Janeiro. Reunimos a colaboração e o conhecimento dos estudantes para enfrentar os desafios da cidade em todos os territórios e, como estímulo adicional, oferecemos apoio financeiro para o desenvolvimento pedagógico dos jovens”, explica Tatiana Roque, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Ao final do programa, os projetos serão avaliados por especialistas. Todos os participantes poderão apresentar suas iniciativas na Mostra Jovens Cientistas Cariocas e concorrer ao prêmio Destaque 2026.
Na edição de 2025, o projeto recebeu 702 inscrições e selecionou cem jovens de 12 territórios periféricos do Rio. Destes, 89% eram estudantes de universidades públicas, 70% mulheres e 65% pessoas autodeclaradas negras.
“O Jovens Cientistas Cariocas é um laboratório de inovação com alto impacto econômico e social, capaz de promover grandes transformações. No Cieds, acreditamos que ampliar o impacto social significa também sustentá-lo a longo prazo, atuando em territórios concretos, com pessoas reais, por meio de metodologias e parcerias consistentes”, afirma Vandré Brilhante, diretor-presidente do Cieds.
Para participar da edição 2026, é necessário:
- Ser estudante de graduação em universidades públicas ou privadas;
- Ter mais de 18 anos;
- Não possuir vínculo empregatício formal ativo;
- Residir no município do Rio de Janeiro.
O projeto reserva vagas para mulheres; pessoas pretas, pardas e indígenas; pessoas trans, travestis ou não-binárias; e pessoas com deficiência (PCD). As pesquisas devem contemplar os eixos de Educação, Economia Criativa, Gestão Pública, Tecnologia e Inovação, Saúde, Inovação Social, Cidades Inteligentes ou Sustentabilidade.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar