RJ em Foco

Homem acusado de assaltos no MetrôRio é preso pela Polícia Militar

Segundo a Inteligência da PM, suspeito planejava novos roubos contra foliões durante o carnaval

Agência O Globo - 06/02/2026
Homem acusado de assaltos no MetrôRio é preso pela Polícia Militar
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

Flávio Henrique do Nascimento, apontado como autor de diversos assaltos em composições do MetrôRio, foi preso nesta sexta-feira no bairro de Marechal Hermes, Zona Norte do Rio, por policiais militares da Subsecretaria de Inteligência da Polícia Militar (SSI). A operação contou com apoio dos setores reservados dos batalhões de Irajá (41º BPM) e Rocha Miranda (9º BPM). Segundo a corporação, o suspeito se preparava para praticar novos roubos contra foliões durante blocos de carnaval.

De acordo com a Polícia Militar, Flávio possui várias passagens pela polícia por crimes como sequestro, homicídio e tráfico de drogas. Ele também é investigado por roubos em vagões do metrô na Zona Sul, ocorridos nos dias 10 e 16 de dezembro de 2025.

Imagens de câmeras de segurança do metrô, registradas em 10 de dezembro, mostram o suspeito, identificado pela polícia como Flávio, vestindo camisa branca e observando o interior de um vagão lotado. Ele aguarda o momento oportuno para agir, coloca parte do corpo para fora ao abrir das portas, verifica a presença de agentes de segurança e retorna ao vagão. Em seguida, se aproxima de uma passageira, saca uma arma e exige o telefone celular.

O crime causa pânico entre os passageiros, que tentam deixar o vagão. Após a ação, o criminoso desembarca, permanece na plataforma aguardando o fechamento das portas e observa a composição seguir viagem.

Segundo a apuração da SSI, o suspeito planejava novos roubos, desta vez mirando foliões que utilizariam o metrô para acessar blocos de carnaval, principalmente no momento do embarque.

Com Flávio, os policiais apreenderam uma réplica de arma de fogo, supostamente utilizada nos crimes. Contra ele, havia dois mandados de prisão em aberto por roubo. Após a prisão, ele foi encaminhado à 30ª DP (Marechal Hermes), onde o caso foi registrado.