RJ em Foco

Prefeitura realiza primeira licitação para renovar frota de ônibus

Concessão de 10 anos abrange linhas nos bairros de Campo Grande e Santa Cruz

Agência O Globo - 06/02/2026
Prefeitura realiza primeira licitação para renovar frota de ônibus
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Secretaria Municipal de Transportes do Rio inicia nesta sexta-feira o processo de licitação para escolha dos novos operadores das linhas de ônibus da cidade. A seleção será feita em três lotes — um em Santa Cruz e dois em Campo Grande —, com investimentos estimados em R$ 577 milhões. As novas concessionárias terão a responsabilidade de adquirir e operar a frota, realizar a manutenção dos veículos, implantar e gerir garagens públicas, além de instalar sistemas inteligentes de transporte (ITS), que permitirão o monitoramento em tempo real dos deslocamentos.

Os contratos terão validade de dez anos. O novo modelo de relação entre prefeitura e operadores difere do adotado em 2010, quando a primeira licitação do serviço previa concessão por 20 anos. À época, os operadores eram remunerados exclusivamente pela tarifa, não existia política de subsídio e cabia a eles a definição das garagens e a gestão do sistema de bilhetagem eletrônica.

Com o passar dos anos, o contrato foi alterado. O término da concessão foi antecipado, e os últimos contratos atuais serão encerrados em 2028. A tarifa passou a contar com subsídio municipal e o sistema de bilhetagem eletrônica foi licitado separadamente. Outra mudança relevante é a divisão das novas concessões em 34 lotes — 22 estruturais e 12 locais. Em 2010, a cidade havia sido dividida em apenas cinco lotes, que originaram os consórcios Santa Cruz (Zona Oeste), Transcarioca (atual Zona Sudoeste), Intersul (Zona Sul) e Internorte (Zona Norte).

De acordo com a prefeitura, o edital prevê que, em Campo Grande, o número de ônibus interbairros será ampliado de 95 para cerca de 150, enquanto os veículos para ligações locais passarão de 37 para aproximadamente 160. Em Santa Cruz, a frota local crescerá de 67 para mais de 200 ônibus.