RJ em Foco

Itaguaí firma convênio com Polícia Civil para reforçar investigação de crimes

Parceria garante efetivo extra e busca agilizar registros e apuração de delitos no município

Agência O Globo - 05/02/2026
Itaguaí firma convênio com Polícia Civil para reforçar investigação de crimes
Itaguaí firma convênio com Polícia Civil para reforçar investigação de crimes - Foto: Reprodução / Internet

O município de Itaguaí, na Baixada Fluminense, firmou um convênio com a Polícia Civil do Rio de Janeiro para ampliar a capacidade de investigação de crimes na região. O acordo, assinado nesta segunda-feira, prevê o pagamento do Regime Adicional de Serviço (RAS) a agentes que aceitarem trabalhar em horário extra.

Com a parceria, a Polícia Civil passa a contar com efetivo em horários adicionais, com previsão de 120 vagas, distribuídas em dois turnos diurnos e dois noturnos para plantões de 12 horas diárias. A prefeitura estima que o valor mensal investido no RAS pode chegar a R$ 75.001,40.

O objetivo é agilizar a confecção dos Registros de Ocorrência (ROs) e permitir que mais policiais se dediquem à investigação de crimes como roubos de veículos, cargas e outras ocorrências que impactam a rotina dos moradores.

Queda nos índices criminais

Segundo dados do Instituto de Segurança Pública do Rio (ISP), o número de roubos de cargas caiu 31% em 2025 em comparação ao ano anterior, passando de 95 para 66 ocorrências. A quantidade de roubos de cargas se manteve baixa e estável nos dois últimos anos, variando de 4 para 3 entre 2024 e 2025.

Outro indicador estratégico, o roubo de rua, também apresentou redução: foram 149 casos em 2024 e 135 em 2025, uma queda de 12%. O total de roubos caiu 16%, passando de 309 para 258 registros.

— O RAS fortalece a segurança e a inteligência no município. O policiamento ostensivo é essencial, mas é a investigação que gera resultados. A prefeitura entra como parceira para garantir respostas à população, porque quem tem que ganhar é o povo de Itaguaí — afirmou o prefeito Haroldo Rodrigues Jesus Neto (PDT), o Haroldinho.

Atendimento humanizado

Além do pagamento do RAS, Itaguaí planeja implantar uma Sala de Oitiva e Atendimento para pessoas em situação de vulnerabilidade. O objetivo é assegurar acolhimento humanizado, proteção às vítimas e melhores condições para a apuração dos crimes.

O anúncio da parceria ocorreu em reunião no gabinete do prefeito, com a presença do secretário de Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro, Felipe Curi, e representantes da corporação.

— A prefeitura contribui com ações concretas na segurança pública. O RAS funciona como uma hora extra para os policiais e aumenta a efetividade das investigações. O que resolve o crime é a investigação bem feita, e, com o RAS, quem ganha é a população, com mais agilidade e resultados — destacou Felipe Curi.

Sala de Oitiva e Atendimento

A Sala de Oitiva e Atendimento será instalada na 50ª DP (Itaguaí), no Centro da cidade. Segundo a prefeitura, o espaço oferecerá ambiente reservado e adequado para acolhimento e escuta de vítimas em situação de vulnerabilidade, como mulheres, crianças, adolescentes, idosos, pessoas com deficiência e outros públicos que necessitam de atendimento especializado. A data de inauguração ainda será divulgada.

Reforço no policiamento ostensivo

O fortalecimento da Polícia Civil soma-se a outra iniciativa recente na área de segurança pública. Na semana passada, Itaguaí passou a contar com um destacamento próprio da Polícia Militar, com a criação da 4ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). A expectativa é que a nova estrutura amplie e melhore a capacidade de resposta às ocorrências no município.