RJ em Foco

Ação distribui pulseiras e orienta famílias para prevenir desaparecimento de crianças no carnaval

Iniciativa distribui pulseiras de identificação e orienta pais e responsáveis quanto à segurança durante a folia

Agência O Globo - 23/01/2026
Ação distribui pulseiras e orienta famílias para prevenir desaparecimento de crianças no carnaval
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

A Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA) iniciou nesta sexta-feira (9) a ação SOS Folia – Prevenção ao Desaparecimento, que segue até sábado, das 9h às 23h, na estação Central do Brasil/Centro do MetrôRio. A iniciativa visa reforçar a segurança de crianças e adolescentes durante o carnaval, período em que o risco de desaparecimentos aumenta.

Durante a ação, são distribuídas pulseiras de identificação, nas quais podem ser registrados o nome da criança e o telefone de um responsável. Além disso, equipes da FIA orientam pais e responsáveis sobre cuidados essenciais para evitar situações de risco em locais de grande circulação, como estações de transporte, rodoviárias e áreas com grandes aglomerações.

Prevenção é fundamental

De acordo com a FIA, o desaparecimento de crianças e adolescentes tende a crescer nesta época do ano. A pulseira de identificação é considerada uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz para agilizar o reencontro em caso de desencontro.

"A prevenção é sempre o melhor caminho. A pulseira de identificação é uma ferramenta simples, mas extremamente eficaz, que ajuda a evitar situações de desespero e permite uma resposta rápida caso a criança se perca. Nosso trabalho é orientar as famílias e reforçar que pequenos cuidados fazem toda a diferença, especialmente em períodos de grande movimentação como o verão e o carnaval", afirmou Luiz Henrique Oliveira, gerente do programa SOS Crianças Desaparecidas.