RJ em Foco
Hemorio faz apelo à população diante de queda no estoque de sangue
Unidade abastece as principais emergências do Rio e registra redução de 42% na coleta
O Hemorio, principal hemocentro do estado do Rio de Janeiro, enfrenta baixa nos estoques de sangue. Responsável por abastecer mais de 100 hospitais públicos e as principais emergências do estado, o hemocentro registrou queda de 42% na coleta de bolsas de sangue na primeira semana de 2026. A retomada das doações é fundamental para garantir o atendimento à população.
Essas unidades de saúde dependem do sangue para realizar cirurgias de grande porte ou alto risco, além de transfusões e do atendimento a pacientes com doenças hematológicas, como anemia falciforme, hemofilia e leucemia, no próprio hospital do Hemorio.
— A unidade está em alerta devido à queda na doação de sangue. Precisamos arrecadar 300 bolsas de sangue por dia e, no último mês, chegamos a somente 174. Convocamos a população a comparecer à unidade para repor os estoques. Nos períodos de festas e férias escolares, as doações caem, mas precisamos da ajuda da população para reverter essa situação — alerta Luiz Amorim, diretor-geral do Hemorio.
Como doar sangue
Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial com foto. Jovens de 16 e 17 anos precisam de autorização dos pais ou responsáveis legais (modelo disponível no site do Hemorio). Não é preciso estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas anteriores à doação.
O Hemorio atende todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, nº 8, Centro do Rio.
Mais lidas
-
1PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
2ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa