RJ em Foco
Réveillon de Copacabana terá 'balé' de fogos na virada; veja vídeo
Detonações darão a impressão de seguir o ritmo da trilha sonora da festa. Espetáculo usará 19 balsas e terá 12 minutos de duração
A queima de fogos deste ano em Copacabana promete surpreender o público com novidades. O espetáculo contará com a ampliação de dez para 19 balsas distribuídas ao longo da praia para o disparo dos artefatos, que serão apresentados em um formato inédito.
Os fogos terão detonações simultâneas ou em linhas, exibindo uma variedade de tonalidades, tamanhos e formas, mas sem mistura de cores. Parte desses efeitos especiais nunca foi vista no Brasil, incluindo os momentos chamados de “balé dos fogos”, quando as explosões acompanham o ritmo da trilha sonora da festa. O jornal O GLOBO teve acesso a um trecho das imagens, simuladas em computador.
Réveillon 2026:
Festa pela cidade:
— A proposta é oferecer um espetáculo cada vez mais artístico, ressaltando as cores dos fogos. Por isso, durante os 12 minutos, não haverá mistura de cores na sequência criada para a festa — explicou o fogueteiro Marcelo Kokote.
Com a mudança no formato do show e o aumento no número de balsas, as plataformas utilizadas este ano são menores do que as das edições anteriores. A novidade também exigiu mais da equipe de Kokote, que iniciou a montagem dos fogos no sábado passado, cerca de uma semana antes do habitual.
Segurança na virada:
Outra inovação para este ano é a parceria de Kokote com a empresa francesa Groupe F, referência mundial em grandes shows pirotécnicos e efeitos especiais. No site oficial, a empresa convida o usuário a clicar em um ícone “para entrar no teatro do céu”. No portfólio, estão apresentações nas cerimônias de abertura e encerramento de quatro Olimpíadas, incluindo a do Rio de Janeiro, em 2016.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento