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Ciclofaixa que liga Praça Mauá ao Leblon é aprovada por usuários; confira como foi operação teste

CET-Rio instalou, de forma temporária, cerca dez quilômetros de via exclusiva para bicicletas

Agência O Globo - 15/11/2025
Ciclofaixa que liga Praça Mauá ao Leblon é aprovada por usuários; confira como foi operação teste
- Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Quem passou pela Praça Mauá, no Centro do Rio, ou na orla da Zona Sul da cidade neste sábado (15), foi pego de surpresa com . Uma operação teste da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio (CET-Rio) instalou, de forma temporária, cerca dez quilômetros de ciclofaixa, que se ligarão aos 7,3 quilômetros de ciclovias já existentes, unindo o início da avenida Rio Branco a avenida Delfim Moreira, no Leblon.

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Ciclistas que passaram pelo local curtiram a novidade e torcem para que o projeto permaneça na rotina da cidade nos fins de semana.

O advogado Rafael Rodrigues e o servidor público Augusto Ferreira começaram a usar a ciclofaixa desde a Cinelândia e fizeram uma pausa da pedalada em frente o Museu do Amanhã, onde começa o trajeto.

— Constatamos que tinha bastante segurança no percurso. O pessoal da CET-Rio está presente e os cones estão sinalizando a via. Então é seguro e viável e vale a pena manter. O Rio de Janeiro precisa aprender com Niterói sobre mobilidade urbana. Lá valoriza-se mais a ciclovia pra evitar o fluxo excessivo de carros no centro da cidade — afirma Rafael.

— Vi também Polícia Militar no caminho. Foi uma boa ideia começar hoje, ainda mais que é feriado e tem menos trânsito — opina Augusto.

A ciclofaixa foi comemorada também por entregadores e ambulantes que usam a bicicleta para transportar mercadorias, como Francisco Magno, vendedor de bebidas.

— Essa ciclofaixa vai melhorar o fluxo e também evita que passemos na linha do VLT, ainda mais a gente que é ambulante, que precisa andar por vários pontos da cidade, da praia pra o Centro, por exemplo. Evita também andar no meio do trânsito. Eu aprovo essa iniciativa, com certeza — pontua o ambulante.

Raphael Pazos, um dos fundadores da Comissão de Segurança no Ciclismo do Rio de Janeiro, acompanhou o evento teste e comemorou a iniciativa da prefeitura após apelo dos próprios usuários de bicicletas por uma cidade com mais ciclofaixas.

— Nós vemos o projeto com muito bons olhos, até porque esse foi um pedido nosso. Já é uma demanda dos ciclistas já de longa data, justamente para uma readequação do espaço público viário para que nós tenhamos mais espaço para as pessoas que pedalam e para os pedestres. Pelo que tudo indica, hoje foi um sucesso. Tomara que a gente consiga ter isso de uma forma contínua aos domingos e feriados — analisa.

De acordo com Pozas, a cidade só tem a ganhar com a criação da ciclofaixa.

— É muito bom ver essa readequação das vias. Nesse caso foi retirado uma pista dos automóveis e aumentado a pista para ter mais uma área segura para as pessoas se deslocarem por bicicleta. Pelo que eu vi, está todo mundo aprovando e gostando da ideia. Agora vamos torcer para ver se isso tudo dá certo. E se der, vamos tentar tornar a nossa cidade um pouco mais amiga do ciclista — conclui.

O EXTRA pediu um balanço para a CET-Rio sobre o evento teste da ciclofaixa, mas ainda não obteve retorno da companhia.

Entenda como é o projeto da ciclofaixa que liga Praça Mauá ao Leblon

Se permanecer, a ciclofaixa terá cerca dez quilômetros, que se ligarão aos 7,3 quilômetros de ciclovias já existentes entre as duas regiões da cidade, conectando a Praça Mauá à orla do Leblon. Na operação especial, a faixa exclusiva funcionou das 8h às 16h, ocupando uma via (a que fica colada ao canteiro central) da pista da orla próxima aos prédios.

Serão 2,7 quilômetros de ciclofaixa implantados no Centro e 7, na Zona Sul. Exclusiva a bicicletas tradicionais elétricas, a área terá início na Praça Mauá e seguirá pela Avenida Rio Branco até a esquina com a Nilo Peçanha. Deste ponto, passando pelo Aterro do Flamengo e Enseada de Botafogo, até a Avenida Princesa Isabel, em Copacabana, os ciclistas utilizarão a ciclovia já existente.

Na Avenida Atlântica, a ciclofaixa volta a fazer parte do percurso, passando pela Rua Francisco Otaviano (na faixa de veículos ao lado da ciclovia) e pela Avenida Vieira Souto, em Ipanema, até o fim da Delfim Moreira, no Leblon.

Veja abaixo o trajeto: