RJ em Foco

Operação contra expansão do Comando Vermelho na Baixada Fluminense tem irmão de vereador entre os alvos e quatro presos

Ação conjunta das polícias Civil e Militar mira núcleo do Comando Vermelho em São João de Meriti; irmão de vereador está entre os investigados e parlamentar é detido por posse irregular de arma.

Agência O Globo - 14/11/2025
Operação contra expansão do Comando Vermelho na Baixada Fluminense tem irmão de vereador entre os alvos e quatro presos
- Foto: Depositphotos

Uma nova fase da Operação Contenção — semelhante à realizada nos complexos do Alemão e da Penha no último dia 28 — foi deflagrada nesta sexta-feira (data a ser inserida) em São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A ação, conduzida pelas polícias Civil e Militar, tem como objetivo conter a expansão do Comando Vermelho na região.

Entre os alvos da operação está Luís Aquino, irmão do vereador Marcos Aquino (Republicanos), investigado por suposto envolvimento com o núcleo da facção criminosa. O parlamentar, que inicialmente não era alvo da investigação, acabou preso após ser flagrado com uma arma pertencente a terceiros, conforme informou a TV Globo. Até o momento, quatro pessoas foram presas durante a operação.

A ofensiva é coordenada pela Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), em conjunto com a Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e o Batalhão de Operações Especiais (Bope). A investigação, conduzida pela delegacia especializada, durou 11 meses.

De acordo com informações do Bom Dia Rio, da TV Globo, uma picape utilizada por Marcos Aquino, que transportava caixas de medicamentos na caçamba, foi apreendida e encaminhada para a Cidade da Polícia.

Em atualização