RJ em Foco
Festival da Ciência pelo Clima oferece atrações gratuitas na Quinta da Boa Vista
Evento reúne olimpíada, debates, filmes em realidade virtual e atividades lúdicas para todas as idades
A Quinta da Boa Vista recebe, nesta sexta-feira e sábado, a terceira edição do Festival da Ciência pelo Clima. O evento, com entrada gratuita, traz exposições, rodas de conversa, jogos, experiências imersivas e espetáculos voltados especialmente para o público infantojuvenil.
No estande da Fiocruz, os visitantes poderão participar de jogos educativos e interativos da Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente (Obsma). Já a UFRJ apresenta uma mostra de filmes que exploram recursos como realidade virtual, inteligência artificial e metaversos. O espaço da Uerj contará com atividades lúdicas e trabalhos do grupo de foguetes da Faculdade de Engenharia.
Organizado pela Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCT), em parceria com a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), o festival reúne 21 instituições de ensino e pesquisa, além de organizações da sociedade civil e coletivos engajados com o conhecimento e o futuro do planeta. Todas as atividades acontecem em frente ao Teatro Apolo.
— Nestes dois dias, a Quinta da Boa Vista será palco deste grande encontro da ciência, reunindo as principais instituições de ensino e pesquisa do país e do Rio de Janeiro. Jovens cientistas, participantes do programa promovido pela secretaria, também vão apresentar soluções inovadoras para desafios urbanos, sociais e tecnológicos da cidade. E, como não poderia faltar, o festival vai terminar em clima de festa, com espetáculos que celebram não apenas a ciência, mas também a cultura — destaca Tatiana Roque, secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Além da Fiocruz, UFRJ e Uerj, participam do evento representantes do Colégio Pedro II, Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Museu de Ciências da Terra (MCTer), Planetário do Rio, Sesi-RJ, Instituto Ciência Hoje, Espaço Ciência Viva, entre outros.
O Instituto Ciência Hoje apresenta a peça “O Céu de Pindorama”, baseada em conteúdos da revista “Ciência Hoje das Crianças” e produzida pela Trestada Produções. O espetáculo, que une teatro, educação e divulgação científica, será exibido no primeiro dia do festival, às 14h. No sábado, às 12h, a Grande Companhia Brasileira de Mystérios e Novidades e o programa Floresta Cidade da UFRJ promovem “Vira Floresta” — um cortejo festivo e colorido em defesa do meio ambiente e da cultura.
A entrada será pelo portão principal da Quinta da Boa Vista, em frente à estação de metrô e de trem de São Cristóvão. O festival acontece nesta sexta-feira, das 10h às 18h, e no sábado, das 10h às 17h.
Mais lidas
-
1INTERNACIONAL
Crescimento econômico da China deve dobrar o dos EUA em 2026, aponta Academia Russa de Ciências
-
2PALMEIRA DOS ÍNDIOS
Prefeitura regulamenta rateio das sobras do FUNDEB e professores cobram transparência nos valores
-
3ENERGIA NUCLEAR
Financiamento nuclear do BRICS liderado pelo Brasil pode reequilibrar acesso a tecnologias
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5MUDANÇA TRIBUTÁRIA
Emissão de NFS-e e ISSQN será feita exclusivamente pelo site do Governo Federal a partir de 2026