RJ em Foco

Dia D contra a dengue muda de local no Rio devido às chuvas

Ação da Secretaria de Estado de Saúde, prevista para a Quinta da Boa Vista, foi transferida. Secretaria municipal também realiza atividades em vários pontos da cidade.

Agência O Globo - 08/11/2025
Dia D contra a dengue muda de local no Rio devido às chuvas
- Foto: Reprodução

Devido às fortes chuvas que atingem o Rio de Janeiro, a mobilização do Dia D contra a dengue, marcada para este sábado (8), foi transferida da Quinta da Boa Vista para o Rio Imagem Centro, no Centro da cidade. A ação, promovida pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), teve início às 9h30 e integra a campanha “Contra a Dengue Todo Dia”, antecipando esforços para reduzir a circulação das arboviroses antes do período mais quente do ano.

Além da capital, a SES também realiza atividades em Armação dos Búzios e Resende, com o apoio de unidades móveis e distribuição de materiais educativos. O objetivo é orientar a população sobre os cuidados necessários para evitar focos do mosquito Aedes aegypti, reforçando medidas simples, como eliminar água parada em recipientes domésticos.

Na cidade do Rio, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado o Dia D de combate à dengue em todas as regiões, com inspeções de vigilância ambiental, vacinação, ações educativas e distribuição de material informativo. Agentes de saúde realizam visitas a imóveis para eliminar criadouros e orientar moradores. A campanha nacional deste ano traz o tema “Não dê chance para dengue, zika e chikungunya”.

Segundo a rede municipal, mais de 10 milhões de visitas a imóveis já foram realizadas ao longo do ano, com a eliminação de 1,4 milhão de recipientes que poderiam servir de criadouros do mosquito. A população pode solicitar vistorias ou denunciar possíveis focos do mosquito pela Central 1746 da prefeitura, seja por telefone ou pelo site oficial.