RJ em Foco
Rio tem vias interditadas neste sábado devido a eventos que antecedem a COP30 em Belém; veja quais são as mudanças
Interdições momentâneas são feitas para facilitar a passagem de comboios dos representantes internacionais em vias próximas aos eventos
Neste sábado (1º), o Rio dá início a uma intensa agenda internacional com 53 eventos voltados à crise climática. A cidade recebe autoridades e lideranças de todo o mundo, entre elas o príncipe William, que traz o Prêmio Earthshot pela primeira vez à América Latina. Interdições momentâneas são feitas em vias próximas aos locais dos eventos — como o Aterro do Flamengo e hotéis da Zona Sul. Confira o que muda na cidade neste sábado e nos próximos dias.
Principais eventos
Fórum de Líderes Locais da COP30: De 3 a 5/11, no MAM e no Vivo Rio;
Cúpula Mundial de Prefeitos da C40: Dias 3 e 4/11, no MAM e no Vivo Rio;
Earthshot Prize: Dia 5/11, no Museu do Amanhã, com ativações no Armazém 3 a partir de 2/11;
Earthshot Week: Dias 2 a 5/11, no Armazém 3 do Pier Mauá;
Diálogos Locais: De 1º a 7/11, na Praça Tiradentes e outros pontos;
Festival Respira Rio (Breathe Cities): Dia 1º/11, na Avenida Chile.
Inauguração do Solário Carioca: Dia 2/11, em Santa Cruz;
X, Moonshot Factory: Dia 3/11, no Porto Maravalley, hub de inovação no Porto Maravilha.
Entorno do Museu de Arte Moderna (MAM) e Vivo Rio
A partir das 22h do dia 1º (sábado) até às 6h do dia 6 de novembro (quinta-feira): interdição da Rua Jardel Jércolis.
Praça Mauá e arredores
Dias 4 (terça-feira) e 5 (quarta-feira), das 9h às 20h: Acessos limitados à Avenida Rodrigues Alves, tanto pela Avenida Barão de Tefé quanto pelo Museu de Arte do Rio;
Dia 5 (quarta-feira), das 14h às 22h: Acessos limitados na Praça Mauá pela via de serviço junto a Marinha.
Avenida República do Chile e entorno
Até às 21h do dia 1º de novembro (sábado), as vias interditadas são:
Avenida República do Chile, toda a extensão em ambos os sentidos;
Rua da Relação, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Resende, trecho entre a Rua Gomes Freire e a Rua do Lavradio;
Rua do Lavradio, trecho entre a Rua do Senado e a Avenida Mem de Sá.
Entre os dias 1º e 7 de novembro, outras vias podem sofrer alterações momentâneas para garantir a fluidez do trânsito.
Transportes
Já no domingo (2/11), Dia de Finados, o funcionamento do sistema metroviário será das 7h às 23h, como de praxe aos feriados.
Metrô: funcionará normalmente, das 5h à meia-noite. No domingo (2), feriado do Dia de Finados, a operação será das 7h às 23h.
Trem: funcionará normalmente.
BRT: funcionará normalmente.
VLT Carioca: funcionará normalmente. No dia 5 (quarta-feira), entre 11h e 12h, não realizarão paradas para embarque e desembarque nas estações Parada dos Navios e Parada dos Museus, nos dois sentidos.
*Estagiária sob supervisão de Rafael Galdo.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados