RJ em Foco
Lewandowski diz que Castro foi 'enfático' em descartar GLO no Rio
Ministro da Justiça e governador do Rio se reuniram hoje para discutir os desdobramentos da operação policial que deixou 121 mortos
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, afirmou nesta quinta-feira que o governador do Rio de Janeiro, Claudio Castro (PL), foi "enfático" em dizer que não busca uma ação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) no Estado. A declaração se deu após o ministro se reunir com Castro para discutir os desdobramentos da megaoperação que deixou 121 mortos nos complexos da Penha e do Alemão, na Zona Norte da cidade.
— O governador descartou com muita ênfase uma GLO — disse Lewandowski em entrevista à Globonews.
A discussão em torno da GLO se deu diante da queixa de Castro de que o governo federal se recusou a ceder blindados da Marinha para operações policiais no Rio. A Advocacia-Geral da União (AGU) entendeu que só poderia emprestar os equipamentos mediante um pedido de GLO à presidência da República. Para fazer essa solicitação, o governador teria que reconhecer que o Estado não tem capacidade de lidar com a escalada de violência no Rio.
Em coletiva nesta quarta-feira, Castro comentou sobre o assunto e disse que "em momento nenhum se falou em GLO".
— Esse termo veio à tona somente porque eu falei da questão dos blindados, que em outras ocasiões nós tínhamos requerido e foi negado porque haveria necessidade de uma GLO. Eu não preciso que o Governo Federal venha aqui fazer o meu trabalho, como em outras épocas se precisou. O que nós precisamos é que cada ente faça o seu trabalho, mas de forma integrada — disse o governador.
Mais lidas
-
1DEFESA NACIONAL
'Etapa mais crítica e estratégica': Marinha avança na construção do 1º submarino nuclear do Brasil
-
2CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
3ECONOMIA GLOBAL
Temor dos EUA: moeda do BRICS deverá ter diferencial frente ao dólar
-
4REALITY SHOW
'Ilhados com a Sogra 3': Fernanda Souza detalha novidades e desafios da nova temporada
-
5DIREITOS DOS APOSENTADOS
Avança proposta para evitar superendividamento de aposentados