RJ em Foco

Padilha diz que profissionais de carretas do SUS tiveram de se proteger dentro de veículos durante tiroteio no Alemão: ‘Estão com receio’

Operação policial deixou ao menos 119 mortos nos complexos da Penha e do Alemão

Agência O Globo - 30/10/2025
Padilha diz que profissionais de carretas do SUS tiveram de se proteger dentro de veículos durante tiroteio no Alemão: ‘Estão com receio’
Ministro Alexandre Padilha - Foto: Arquivo / Câmara dos Deputados

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que uma carreta do programa Agora Tem Especialistas, do Sistema Único de Saúde (SUS), teve de interromper atendimentos e que os médicos e enfermeiros precisaram se abrigar dentro do veículo durante a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, na última terça-feira.

Leia mais:

Segundo Padilha, a carreta havia começado os atendimentos na sexta-feira (24), com exames para mulheres, como mamografias, ultrassom e biópsias, mas na terça esses atendimentos precisaram ser interrompidos.

— Estamos na expectativa para retomar os atendimentos. Para a área da saúde o mais importante é a paz, é a normalidade, porque isso afeta muito o serviço de saúde. Os pacientes deixam de ir para o serviço de saúde, os profissionais ficam com receio. Durante toda a quarta-feira pela manhã, os nossos profissionais das carretas ficaram protegidos dentro da carreta, tiveram que ficar dentro da carreta, interromper o atendimento. A nossa expectativa da área da saúde é que se retome a normalidade o mais rápido possível, para que as famílias, os pacientes, os profissionais tenham segurança de atuar em qualquer lugar, seja no Rio de Janeiro, seja em qualquer lugar no país — disse.

O ministro participou do Congresso da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) nesta quinta-feira (30), em São Paulo, onde palestrou sobre o futuro da saúde brasileira e assinou um protocolo para uso de inteligência artificial na saúde. Além disso, Padilha assinou uma parceria com o Hospital Santa Marcelina, que vai integrar o programa Agora Tem Especialistas.