RJ em Foco
Um dia após a megaoperação, Rio tenta retomar rotina sob clima de incerteza e apreensão
Com transportes e vias liberadas, cidade volta ao estágio de normalidade, segundo a prefeitura
Na manhã desta quarta-feira, o Rio tenta retomar a rotina sob um clima de incerteza e apreensão, um dia após a operação policial mais letal da história do estado, que deixou pelo menos 64 mortos e milhões de moradores amedrontados. De acordo com o Centro de Operações e Resiliência do Rio (COR-Rio), por volta das 6h, a cidade voltou ao estágio 1 de do nivelamento de risco para impactos urbanos. Ou seja, tudo na normalidade até o momento. Todas as vias estão liberadas para o trânsito de veículos desde as primeiras horas do dia — a última a ser reaberta foi a Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, no sentido Jacarepaguá, às 2h45. Mas as ruas estão vazias nesta manhã.
O sistema metroviário operam normalmente nesta manhã, com as linhas 1, 2 e 4 circulando em intervalos regulares, sem registros de interrupções ou alterações no serviço. Na manhã desta quarta-feira, todos os transportes coletivos da cidade do Rio de Janeiro seguem operando em normalidade. Quem tem viagem rodoviária marcada para esta quarta-feira deve redobrar a atenção. Segundo o COR, é recomendável entrar em contato diretamente com a empresa de ônibus para confirmar se o planejamento do trajeto está mantido conforme o previsto.
A SuperVia reforça que os trens seguem operando normalmente nesta manhã. No entanto, o cenário nas ruas do Rio é de vazio. Diferente de outras quartas-feiras, o movimento é visivelmente reduzido, com poucos pedestres e veículos circulando, refletindo o clima de apreensão que ainda marca a cidade após os acontecimentos da véspera.
As câmeras de monitoramento da Prefeitura do Rio mostram que esta quarta-feira começou com trânsito mais tranquilo do que o habitual. Na Linha Vermelha, o tráfego flui normalmente, cenário semelhante ao da Avenida Brasil e da Autoestrada Lagoa-Barra. A Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que permaneceu interditada até as 2h45, foi a última via a ser liberada. De acordo com o COR, neste momento não há nenhum bloqueio.
Apesar da liberação das vias, a sensação nas ruas é de movimento reduzido. Pontos de ônibus aparecem vazios na Zona Sul, como na Rua Voluntários da Pátria e na Praia de Botafogo. Pela orla, no entanto, há circulação de pessoas praticando esportes no calçadão e na areia, como em dias comuns.
Durante a madrugada, no entanto, houve relatos de continuidade dos tiroteios nos complexos do Alemão e da Penha. Alguns dos corpos das vítimas da megaoperação policial de terça-feira foram levados para o Hospital Getúlio Vargas.
Funcionamento de empresas e instituições
Muitas empresas e instituições de ensino optaram por atividades on-line ou suspenderam atividades hoje. Algumas das principais Universidades do Rio optaram pela suspensão das atividades:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) - Optou pela suspensão das atividades administrativas e acadêmicas do turno da manhã
Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ) - Optou pela suspensão das aulas e das atividades administrativas presenciais, exceto as consideradas essenciais, nesta quarta-feira pela manhã
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - Mantém suspensas as atividades presenciais nesta quarta-feira
Universidade Federal Fluminense (UFF) - Atividades presenciais suspensas em Niterói nesta quarta-feira
Puc Rio - As aulas presenciais desta quarta-feira foram transferidas para a modalidade remota síncrona
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
2
TV Gazeta de Alagoas lança programação local com três novas atrações diárias
-
3CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas
-
4SEGURANÇA
Três líderes do tráfico morrem em confronto com a PM em Maceió
-
5SERVIDOR
Governo de Alagoas anuncia o maior concurso público da história do Estado