Política
Flávio Bolsonaro anuncia Alfredo Gaspar como vice em chapa presidencial do PL
Deputado alagoano completa composição formada apenas por integrantes do partido após negociações com outras legendas não avançarem
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), candidato à Presidência da República, anunciou nesta quarta-feira (5) o deputado federal Alfredo Gaspar (PL-AL) como candidato a vice-presidente em sua chapa para as eleições de 2026.
A escolha foi apresentada durante uma coletiva de imprensa realizada no último dia destinado às convenções partidárias. O prazo para o registro oficial das candidaturas na Justiça Eleitoral segue até 15 de agosto.
Com a definição, o PL disputará a Presidência com uma chapa formada exclusivamente por integrantes da própria legenda. A solução interna foi adotada após PP, União Brasil, Republicanos e Podemos decidirem não formalizar alianças nacionais com a candidatura de Flávio.
Alfredo Gaspar é ex-promotor de Justiça e ex-procurador-geral de Justiça de Alagoas. Ele ganhou projeção nacional como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito que investigou irregularidades relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social.
Em seu primeiro pronunciamento como integrante da chapa, o deputado alagoano destacou a origem nordestina e afirmou que pretende atuar como parceiro de Flávio durante a campanha.
“É uma grande honra. Ao seu lado, marcharei para a gente transformar este Brasil em um lugar justo e decente”, declarou.
Antes da confirmação de Alfredo Gaspar, outros nomes foram considerados para a vaga. A senadora Tereza Cristina (PP-MS) chegou a colocar seu nome à disposição, mas não recebeu autorização do PP para integrar formalmente a chapa. A ex-presidente da Caixa Econômica Federal Daniella Marques, filiada ao Republicanos, também foi cogitada, mas o partido optou pela neutralidade na disputa presidencial.
Apesar de não aderirem oficialmente à coligação, dirigentes do Republicanos, como o presidente nacional da legenda, Marcos Pereira, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, declararam apoio à candidatura de Flávio Bolsonaro.
A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não participou do anúncio. Durante a cerimônia, Flávio mencionou mulheres que estiveram presentes e que chegaram a ser consideradas para ocupar a vaga de vice.
Com a definição de Alfredo Gaspar, o PL encerra as articulações para a formação da chapa majoritária e passa a concentrar esforços na campanha presidencial.
Mais lidas
-
1ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
2TECNOLOGIA E INOVAÇÃO
IT Forum abre edição de 35 anos com aposta em ecossistemas como nova força da inovação
-
3ECONOMIA | AGRONEGÓCIO
Rafael Tenório anuncia novo investimento em Palmeira dos Índios e aposta no potencial do agro da região
-
4EMPREENDEDORISMO
Lula Cabeleira investe em novo shopping de Juazeiro do Norte e reforça aposta no potencial econômico da cidade
-
5SEGURANÇA PÚBLICA
Tornado atinge o Rio Grande do Sul e deixa feridos